Os cursos da Universidade do Algarve que dão maiores garantias de emprego

pub

Há um razoável lote de cursos ministrados na Universidade do Algarve (UAlg) que parecem dar boas garantias de empregabilidade a quem os frequenta.

A Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência fez as contas ao número de diplomados dos cursos do ensino superior, no período 2010/11 – 2013/14, que se encontram registados como desempregados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e disponibilizou os dados no portal Infocursos.

No que diz respeito à Universidade do Algarve, os cursos ‘vencedores’ são o de Línguas, Literaturas e Culturas e o de Enfermagem, que não registam qualquer recém-licenciado inscrito como desempregado no IEFP.

Depois aparecem outros dois cursos cuja ‘taxa de desemprego’ é quase inexistente. Dos alunos que se formaram em Engenharia Informática há apenas 1,2% de inscritos no IEFP, enquanto que a taxa do curso de Farmácia é apenas ligeiramente superior: 1,7%.

O terceiro grupo de cursos cuja percentagem de empregabilidade é claramente superior à média integra os de Biologia Marinha (apenas 2,8% dos licenciados inscritos nos centros de emprego), Marketing (3,7%), Ciências Biomédicas (4%), Gestão (4,1%, tanto no regime ‘normal’, como no nocturno, mas apenas nos cursos ministrados no pólo de Portimão), Biologia (4,3%), Ortoprotesia (4,5%) e Educação Básica (5%).

Do lado contrário, e de acordo com estes dados, os cursos que parece dar menores garantias de empregabilidade são os de Arquitectura Paisagista (20% de inscritos no IEFP), Património Cultural e Arqueologia (16,4%), Gestão de Empresas (14,3%) e Artes Visuais (14%).

Leia também:

Os cursos do ISMAT que dão maiores garantias de emprego

Universidade do Algarve abre candidaturas para o «Ano Zero»

Universidade do Algarve disponibiliza 14 cursos técnicos superiores vocacionados para o mercado de trabalho

Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 8.956 times, 2 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *