Educação

Os cursos da Universidade do Algarve que dão maiores garantias de emprego

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Há um razoável lote de cursos ministrados na Universidade do Algarve (UAlg) que parecem dar boas garantias de empregabilidade a quem os frequenta.

A Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência fez as contas ao número de diplomados dos cursos do ensino superior, no período 2010/11 – 2013/14, que se encontram registados como desempregados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e disponibilizou os dados no portal Infocursos.

No que diz respeito à Universidade do Algarve, os cursos ‘vencedores’ são o de Línguas, Literaturas e Culturas e o de Enfermagem, que não registam qualquer recém-licenciado inscrito como desempregado no IEFP.

Depois aparecem outros dois cursos cuja ‘taxa de desemprego’ é quase inexistente. Dos alunos que se formaram em Engenharia Informática há apenas 1,2% de inscritos no IEFP, enquanto que a taxa do curso de Farmácia é apenas ligeiramente superior: 1,7%.

O terceiro grupo de cursos cuja percentagem de empregabilidade é claramente superior à média integra os de Biologia Marinha (apenas 2,8% dos licenciados inscritos nos centros de emprego), Marketing (3,7%), Ciências Biomédicas (4%), Gestão (4,1%, tanto no regime ‘normal’, como no nocturno, mas apenas nos cursos ministrados no pólo de Portimão), Biologia (4,3%), Ortoprotesia (4,5%) e Educação Básica (5%).

Do lado contrário, e de acordo com estes dados, os cursos que parece dar menores garantias de empregabilidade são os de Arquitectura Paisagista (20% de inscritos no IEFP), Património Cultural e Arqueologia (16,4%), Gestão de Empresas (14,3%) e Artes Visuais (14%).

Leia também:

Os cursos do ISMAT que dão maiores garantias de emprego

Universidade do Algarve abre candidaturas para o «Ano Zero»

Universidade do Algarve disponibiliza 14 cursos técnicos superiores vocacionados para o mercado de trabalho

Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 9.603 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE