Regional

Ministério da Saúde quer que os algarvios deixem de fumar

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O Ministério da Saúde declara guerra ao consumo do tabaco. As imagens chocantes que começam a aparecer nos maços de tabaco são um dos ‘incentivos’. Outros instrumentos desta estratégia são as consultas de apoio intensivo à cessação tabágica que, no Algarve, têm tido um forte aumento.

De acordo com dados da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve esse tipo de consultas, que têm como público-alvo as pessoas que querem deixar de fumar, teve um acréscimo de 376%, entre 2012 e 2015.

Actualmente, existem 10 equipas específicas, distribuídas pelos três agrupamentos de Centros de Saúde, uma outra na Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências  (DICAD) de Olhão e duas equipas na unidade hospitalar de Faro do Centro Hospitalar do Algarve.

Cada uma é constituída por um médico e um enfermeiro, sendo que, em caso de necessidade, poderá recorrer-se a outros profissionais, como, por exemplo, psicólogo, nutricionista/dietista e higienista oral. Estes profissionais aconselham e prestam cuidados de saúde específicos aos fumadores activos que pretendem deixar de fumar e manifestam especial dificuldade em consegui-lo.

As consultas têm lugar, uma vez por semana, nos centros de saúde de Tavira, Vila Real de Santo António, Faro, Olhão, Albufeira, Lagoa, Lagos, Portimão, Silves e, a partir de 6 de Julho, também no de Monchique.

A ARS informa que todos os fumadores que o desejem podem ser atendidos numa consulta de apoio intensivo, mas têm acesso prioritário “os fumadores motivados para mudar o seu comportamento e que encarem seriamente deixar de fumar nos próximos 30 dias”.

Acrescenta-se que, para além da motivação, “outro dos critérios para aceder a estas consultas é o nível de dependência, designadamente, os fumadores que não tenham cessado o consumo após tentativa apoiada por intervenção breve, ou que apresentem uma dependência elevada à nicotina associada a determinados critérios clínicos”.

A informação sobre as datas e locais onde são dadas as consultas pode ser consultada aqui, aqui e aqui.

Leia também:

Há mais idosos em situação de risco no Algarve

Bombeiro de folga salva cliente de supermercado

(Visited 258 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE