Câmara de Vila do Bispo e Liga para a Protecção da Natureza assumem parceria

pub

Lagos_Anuncio

A Câmara de Vila do Bispo e a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) firmaram um protocolo de colaboração que tem como objectivo a conservação de dois charcos temporários existentes num terreno da autarquia, local onde pode ser observado, entre outros habitantes, o “Triops vicentinus”, descendente do Triops cancriformis, do qual existem fósseis com 180 milhões de anos.

O protocolo, que está integrado no projecto LIFE Charcos, foi assinado, esta Segunda-feira, 21 de Novembro, pelos presidentes das duas entidades, respectivamente, Adelino Soares e Tito Rosa.

O documento define os termos de colaboração do município de Vila do Bispo com a LPN na implementação do plano de execução das acções a realizar nos charcos temporários existentes no prédio designado “Samouqueira”, nomeadamente na gestão do estado de conservação favorável dos charcos temporários, na monitorização do impacte destas acções de gestão e na colocação de painéis informativos.

O município de Vila do Bispo irá colaborar, também, na execução de algumas intervenções do projecto LIFE Charcos que decorram no concelho, em apoio à LPN ou aos parceiros do projeto, como acções de restauro daqueles espaços ou acções de sensibilização ambiental.

As duas entidades comprometem-se ainda a colaborar, durante e após a execução do referido projecto, na conservação dos Charcos Temporários mediterrânicos, nomeadamente através de projecto de iniciativas complementares a este projecto.

Pretende-se implementar medidas de gestão do habitat nestes espaços para evitar a sua degradação, assegurar a sua manutenção e melhorar o estado de conservação a longo prazo. Sensibilizar a população para as boas práticas para assegurar a conservação do charcos e demonstrar as acções de conservação para incentivar e fundamentar políticas públicas de aplicação de medidas de apoio adequadas à sua gestão e conservação são outros dos objectivos a alcançar com a assinatura deste documento.

Leia também:

Adelino Soares vai recandidatar-se pelo PS… ou por outro partido

(Visited 45 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *