AutarquiasRegional

Vila do Bispo é o município mais transparente do Sul do país

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Vila do Bispo encontra-se no 13.º lugar do ranking dos 308 municípios mais transparentes do país, segundo os dados apresentados pela organização não-governamental Transparência e Integridade, Associação Cívica.

A pontuação obtida, referente ao ano 2016, coloca Vila do Bispo como a autarquia mais transparente a sul do Tejo e a décima terceira mais transparente do país. Os resultados foram conhecidos esta Quarta-feira, dia 8 de Fevereiro, numa cerimónia que decorreu na Universidade de Aveiro e que pode ser consultado através do: http://poderlocal.transparencia.pt/

Em nota de imprensa, a autarquia liderada por Adelino Soares diz congratular-se com a posição conquistada, uma vez que “reflecte os objectivos do actual Executivo e que assenta fundamentalmente no esforço de implementar uma gestão municipal rigorosa e transparente, o que possibilita ao munícipe um maior conhecimento da actividade camarária.”

Em 2015, Vila do Bispo tinha chegado ao 10º lugar a nível nacional, obtendo uma pontuação de 81,32 % neste índice. Agora, apesar de descer 3 posições, a pontuação é maior, de 92,86 %, o que significa, que disponibiliza mais informação aos cidadãos que no ano transacto.

Nos indicadores Relação com a Sociedade, Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo, a Câmara Municipal de Vila do Bispo obteve 100% da classificação atribuída a estes indicadores no Índice de Transparência Municipal.

O ITM mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nas páginas electrónicas municipais. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

A TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica é a entidade que avalia o grau de transparência de cada município, onde para o efeito procede a uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos portais das Câmaras Municipais.

A TIAC é uma organização não-governamental que tem como missão combater a corrupção. Esta ONG é a representante em Portugal da rede global anti-corrupção Transparency International.

Leia também:

Pescar sargos pode dar multa de 37 mil euros

(Visited 165 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE