Cultura

Comunidades de todo o Mundo partilham as suas culturas, usos e costumes

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Portimão irá comemorar a diversidade cultural e viver uma semana dedicada à Interculturalidade, de 22 a 29 de Maio, através de um programa de actividades com vista a promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades migrantes, estimulando o diálogo entre as diversas culturas.

A Semana Intercultural de Portimão conta com um programa diversificado de actividades – música, dança, moda, gastronomia, histórias entre outras – envolvendo a participação activa de diferentes públicos, desde da comunidade escolar a diversas associações locais de imigrantes (recreativas e desportivas).

A marcar desde logo o ritmo desta Semana durante os dias 22, 23, 24 e 29 de Maio existe a oportunidade para descobrir outras culturas através da dança com a realização de diferentes workshops promovidos pela Academia Dança Mais- dança oriental , hip-hop e danças de salão e pela Professora Irina no caso das Danças Eslavas, todos os dias ao final da tarde, no Pavilhão Gimnosdesportivo de Portimão. A participação é gratuita mas limitada a 15 participantes por workshop , sendo que os interessados deverão efectuar a sua inscrição através do email: claim.portimão@cm-portimão.pt ou do telefone 282 470 818 (no horário das 9h00-13h00 e das 14h00-17h00).

Na Quinta Pedagógica haverá espaço para a realização de Ateliers de Culinária durante a manhã de Sábado, dia 27 de Maio. Às 11h00, com o apoio da Associação A CAPELA terá lugar um workshop de crepes russos, em que imigrantes de leste ensinarão os participantes a cozinhar este prato da cozinha de leste, ao mesmo tempo que irão partilhar histórias sobre a sua gastronomia e cultura. Uma hora depois terá lugar um workshop de pão com chouriço, em que será a vez dos homólogos portugueses ensinarem aos imigrantes a melhor forma de confeccionar esta iguaria tão portuguesa. As inscrições são feitas no dia e local e têm um preço simbólico de 1 euro.

Durante a manhã de Sábado, o Clube Naval D. João II lança um convite a todos os migrantes para a prática a canoagem e “Stand Up Paddle”  e contactarem de perto com estas duas actividades desportivas e aquáticas. As inscrições poderão ser efectuadas até à véspera, através de email: claim.portimao.pt; telemóvel 925742283 ou no próprio Clube.

A noite de Sábado será especialmente marcada pela luz, cor e sons de várias partes do mundo, com o desfile de moda “Padrões do Mundo”- Primavera-Verão 2017 que terá lugar pelas 21h00, na Praça 1º de Maio (frente aos Paços do Concelho), onde as culturas de várias partes do mundo se irão cruzar na passarele com várias propostas de moda apresentadas pela marca convidada – Purple e por algumas lojas do comércio local (Alma Lusa; Walk With; Mil Prendas; Alberto Oculista; Oculista Manuela; Oculista Amparsol; Oculista Belo Horizonte). A organização está a cargo da Câmara Municipal de Portimão com o apoio da Escola profissional Gil Eanes- através do projecto de aptidão profissional da aluna Núria Serrote; da ACRAL; da Rádio Alvor e da C.A.P.E.L.A – Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos, sendo a entrada livre.

No dia 28 de Maio, a partir das 19h00, ocorrerá no auditório do Museu de Portimão um espectáculo de música, danças e cultura de vários cantos do mundo intitulado, precisamente, “Encontro de Culturas” com a participação do Estúdio “Mixdance” da C.A.P.E.L.A;  Grupo vocal “Pérolas do Algarve” da C.A.P.E.L.A;  Grupo Coral de Portimão; Grupo “Estudos de Portimão”;  e com os cantores Ana Raposa e Nuria Serrote.

Pelo segundo ano consecutivo, será comemorado, a 29 de Maio, o Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural, composto por um cruzamento de culturas. A partir das 18h00, no Auditório do Museu de Portimão sob o  tema “Sabores do Mundo” e a participação do Agrupamento de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão, haverá lugar à apresentação do livro “Receitas do Mundo” e à degustação de comidas tradicionais de vários países.

Este agrupamento, agraciado pela Direcção Geral da Educação e Alto Comissariado para as Migrações com o Selo de Escola Intercultural, Nível III – Avançado, pelo trabalho desenvolvido em prol da integração das minorias e dos emigrantes, tem-se destacado pelo desenvolvimento de um conjunto de actividades ligadas ao tema da interculturalidade.

Dotado de um número significativo de alunos de origem africana, americana e da Europa de Leste, este agrupamento tem vindo a criar dinâmicas que possibilitam aos alunos um maior conhecimento sobre os usos e costumes das diferentes regiões, nomeadamente a elaboração do livro “Receitas do Mundo” que contou com a participação dos pais e familiares dos alunos e é apresentado no âmbito da comemoração do Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural.

Por estes dias, também o Museu de Portimão, no âmbito do seu 9º aniversário, inaugura a exposição “Todos somos Portimão”, onde dá a conhecer a evolução e a história do movimento associativo local desde as suas primeiras manifestações até aos nossos dias. Destaque será dado aos cidadãos da cidade oriundos de outros países que têm vindo a fazer a sua integração na sociedade também através do associativismo e do encontro intercultural. Inclusão, cidadania, sentido cívico serão alguns dos conceitos que perpassam por estas actividades. Patente até Outubro, esta exposição tem um horário de Terça-feira das 14h30 às 18h, e de Quarta a Domingo, das 10h às 18h.

Leia também:

Monumento de homenagem aos Bombeiros de Portimão

Ofertas de emprego para o Algarve (18 de Maio)

(Visited 188 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE