Cultura

Festas dos Santos Populares em Loulé e Quarteira

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

As celebrações dos Santos Populares no Concelho de Loulé têm o seu momento mais importante no desfile das Marchas Populares de Quarteira mas este ano, tanto nesta cidade como em Loulé, os bailes também vão animar as festas de Stª António, S. João e S. Pedro.

Nos dias 12, 23 e 28 de Junho, a partir das 21h00, o Calçadão de Quarteira vai encher-se de cor, música e dança com o desfile de 7 marchas em representação das artérias e bairros da cidade.

Nesta edição participam a Fundação António Aleixo (“Quarteira mostra-se ao Mundo”), Florinhas de Quarteira (“As nossas oliveiras”), Rua Vasco da Gama (“Gentes da minha terra”), Rua da Cabine (“Quarteira.pt”), Rua Gago Coutinho (“As noivas de Santo António”), Rua do Outeiro (“Lenda do Mar”) e Poeta Pardal (“Sobre a terra e sobre o mar”).

Foi na década de 90 que a dedicação dos quarteirenses às Marchas Populares aumentou gradualmente. Em 1995, a APROMAR – Associação Promotora das Marchas Populares passa a ser a entidade organizadora do evento, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia.

Paralelamente, ao desfile das Marchas, a cidade de Quarteira vai viver por estes dias um ambiente festivo, com arraiais e bailes onde não faltam os petiscos como a sardinha assada e o caldo verde e muita animação.

Nos dias 9 e 10 de Junho, Vera Mónica é a artista convidada do baile na Rua da Gaivota. No dia 12, é a vez da Rua do Pinheiro receber um baile animado por Hélder Pires e, no dia 16, José Manuel Passadinhas leva a animação musical à Rua das Laranjeiras. Estão previstos ainda bailes na Rua da Cabine, nos dias 23 e 24 de Junho, com Vera Mónica, e dia 28, na Rua do Pinheiro, com Kim Gonçalves.

Também a cidade de Loulé irá assinalar os Santos Populares com a realização de bailes abertos à população, de entrada livre. Na freguesia de S. Clemente, o palco da animação será o Largo do Tribunal, nos dias 12, 23 e 28 de Junho, com bailes (20h00) e espectáculos musicais (22h30). A Marcha de S. Clemente actua nos três dias, às 22h00. No dia 12, o Grupo Fora D’Horas e a Banda Hi-Fi sobem ao palco. Para o dia 23, os convidados são David Pedro e a Ganda Banda. Já no dia 28, a animação vai estar a cargo de Valter Reis e Banda Xeques Orquestra.

Os Bailes dos Mastros, mais uma tradição associada aos Santos Populares, regressam à freguesia de S. Sebastião. Para além dos petiscos e da venda de manjericos, a música e a dança são o ponto forte desta iniciativa. João do Carmo, no dia 13 de Junho, Rita Melo, no dia 24 de Junho, e Humberto Silva, no dia 29 de Junho, são os artistas que fazem a festa.

 Leia também:

Os espectáculos que Salvador Sobral vem dar ao Algarve

Ana Moura actua em Albufeira

Mariza actua no Algarve

Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 1.321 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE