Política

As promessas de Rui André para o novo mandato

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Consolidar a estratégia “Monchique, o Topo do Algarve” e das suas áreas de intervenção: Turismo Gastronómico, Turismo Natureza, Turismo Saúde e Bem-estar e Turismo Cultural é o principal objectivo estratégico do reeleito presidente da Câmara de Monchique para o próximo mandato.

Uma das promessas feitas por Rui André no seu programa eleitoral é construir o Museu do Medronho de Monchique, de forma a fortalecer a aposta num dos produtos mais associados àquele concelho. A estratégia de preservação e divulgação dos produtos locais estende-se ao mel, enchidos e presunto, o que deverá passar, entre outras iniciativas, pela criação de mais feiras e festivais.

Na vertente do desenvolvimento económico, o autarca e a sua equipa pretendem concluir a instalação da Área Industrial, complementada com a implementação de uma política de incentivos à criação e instalação de indústrias e empresas.

Vai também ser criado um Gabinete de Gestor de Projectos e Investimentos e criada uma Via Verde, que têm como objectivo último a atracção de investimento. A este nível, os destaques vão, também, para a criação do Monchique Business Center, o apoio à instalação de Unidades de Turismo em Espaço Rural e o lançamento do III Prémio Municipal de Ideias de Negócio.

Instalação de terminal rodoviário

Ao nível da reabilitação urbana vai ser criado um programa específico de incentivos que facilitem a vida dos proprietários que queiram recuperar e renovar os seus imóveis.

Vai ser implementado um Plano Municipal de Mobilidade, reforçado o transporte público e criadas bolsas de estacionamento automóvel em várias artérias e nos arreadores da vila de Monchique.

Os autarcas prometem “desenvolver esforços e parcerias públicas para a reformulação do traçado e manutenção da EN 266, que liga os concelhos de Monchique ao de Portimão.” Também se tenciona projectar uma variante externa à vila de Monchique e instalar um terminal rodoviário no local onde, actualmente, funciona o Heliporto

A autarquia vai continuar a implementar o projecto “Monchique Habitação” e o “Arrenda Jovem”, através dos quais se pretende “dar vida aos nossos centros urbanos e fixar populações”.

Os sistemas de redes de Saneamento e Abastecimento de Água vão ser alargadas, através de intervenções e empreitadas que já têm assegurada a comparticipação de fundos comunitários.

Construção de novo Lar de Idosos

A requalificação do parque escolar é para continuar, sendo uma das prioridades a intervenção a levar a cabo na Escola Básica 2,3 de Monchique. A antiga Escola do 1º Ciclo dos Casais vai ser convertida num Centro Comunitário.

Um dos projectos inscritos no programa do PSD é a implementação do programa “Monchique Cuida Mais!”, que consiste na formação de uma equipa que levará a cabo pequenas obras de manutenção em casa da população mais desfavorecida.

Na vertente de apoio social um dos destaques maiores vai para a construção de um novo Lar de Idosos em Monchique.

No que diz respeito a equipamentos desportivos, pretende-se construir bancadas e novos balneários no Campo de Jogos Municipal e criar o Parque de Juventude e Desporto, que integrará pistas de Skate e BMX. Vão, ainda, ser construídos dois centros de BTT, um em Monchique e o outro em Marmelete.

Dois dos novos eventos previstos são um concurso anual da Canção Infantil e Arte na Rua, que levará para a rua as artes e ofícios tradicionais, com o objectivos de os promover e divulgar.

  Leia também:

84 ofertas de emprego para o Algarve

PSP de radar em punho

Polícia Marítima apreende polvos e detector de metais

(Visited 767 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE