Automobilistas gastaram mais 468 mil euros em portagens na Via do Infante

pub

Lagos_Anuncio

Ao longo dos primeiros seis meses do ano, os automobilistas pagaram um total de 14,8 milhões de euros em portagens na Via do Infante, um valor superior em 468 mil euros ao registado no mesmo período de 2016.

Segundo o mais recente boletim relativo às contas das Parcerias Público Privadas (PPP) publicado pela Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP) , no primeiro trimestre o valor total das portagens foi de 5,7 milhões e no segundo ascendeu a 9,1 milhões.

Em termos médios, isso significa que os algarvios e visitantes que utilizam aquela via de comunicação gastaram quase 2,5 milhões de euros mensais em portagens na Via do Infante. Fazendo as contas ao aumento registado este ano, saíram dos bolsos dos condutores e entraram nos cofres da empresa concessionária mais cerca de 78 mil euros mensais do que nos primeiros seis meses de 2016.

Ainda assim, esta verba não foi suficiente para cobrir toda a receita que o Estado prometeu à concessionária. Ao longo do primeiro semestre do ano, esse valor foi de 34 milhões de euros, o que significa que as receitas das portagens equivaleram a 43,5% do total. Para além delas, o Governo teve de pagar 19,2 milhões de euros.

No entanto, a taxa de cobertura das portagens da Via do Infante está bem acima da média nacional, que foi, neste período, de apenas 18%, e é a segunda mais alta das chamadas PPP Rodoviárias.

No final de ano, a taxa de cobertura das portagens na Via do Infante deverá ser ainda maior, uma vez que o trimestre mais ‘forte’ costuma ser o terceiro, que ainda não está apurado, nesta altura. Em 2016, o valor total cobrado em portagens nesta via de comunicação foi de 35,8 milhões de euros, verba que significou uma taxa de cobertura de 66% de todos os pagamentos feito à empresa concessionária, ao longo do ano.

Leia também:

Pescador cai em falésia 

Detido por tentativa de homicídio

Donos de imóveis devolutos pagam mais de IMI

(Visited 169 times, 2 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *