Economia

Lagoa ganha investimentos de milhões no sector do enoturismo

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Está a ‘nascer’ no concelho de Lagoa, na zona das Sesmarias, um grande projecto de produção de vinho, cerveja, restauração e turismo, a Quinta dos Arcos.

Trata-se um investimento de cerca de 4 milhões de euros, que está a ser feito pela família dos Santos, de nacionalidade sul-africana, mas de ascendência portuguesa. A exploração desenvolve-se num terreno de cerca de 3 hectares e, de acordo com os seus proprietários, Eugene e Ann, tudo foi pensado no sentido de respeita as tradições e cultura algarvias.

Essa preocupação é visível nos edifícios, cujas paredes têm um reboco rústico, o pátio é inspirado nos antigos conventos algarvios e boa parte do chão é coberta por calçada portuguesa. Destaque, ainda, para a adega, que foi construída à moda antiga e, inclusivamente, vai ter dois lagares em pedra para fazer a pisa tradicional.

A produção local de vinho (tinto, branco e rosé) e cerveja vai poder ser apreciada no local, num tapas-bar, onde também vão ser servidos pratos gastronómicos regionais. A complementar tudo isto, há uma vertente de alojamento turístico.

Este foi o local escolhido pela Câmara de Lagoa para celebrar o Dia Europeu do Enoturismo. Trata-se, referiu, na altura, o vereador Luís Encarnação, de um empreendimento importante para o concelho, uma vez que este sector tem uma forte “potencial económico e de promoção do concelho”e é um bom complemento ao turismo de sol e praia, contribuindo para combater o problema da sazonalidade.

O autarca referiu que, desde que o executivo municipal decidiu apostar na promoção deste sector, o número de produtores no concelho já duplicou dos 4 que existiam na altura. E, para além da Quinta dos Arcos, dois outros de relevante dimensão estão, nesta altura, a tomar forma. Um deles situa-se junto ao Rio Arade, na freguesia de Estômbar, é composto por um hotel de 5 estrelas e por 3 hectares de vinha. O outro está a ser desenvolvido pela Quinta dos Vales.

Leia também:

PSP de radar em punho (Novembro)

10 ofertas de emprego para autarquia algarvia

Automobilistas gastaram mais 468 mil euros em portagens na Via do Infante

(Visited 371 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE