RegionalSociedade

Projecto de meio milhão de euros apresentado na festa dos 91 anos dos Bombeiros de Portimão

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Leia também: Momentos marcantes da festa de anos dos Bombeiros de Portimão

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão (AHBVP) festejou, este Sábado, 18 de Novembro, o seu 91º aniversário com um conjunto de iniciativas de que se destacaram a inauguração de um monumento em honra dos soldados da paz e da apresentação do projecto de ampliação da sua sede.

O programa principal iniciou-se pelas 15 horas, em frente ao Mercado Municipal, com a inauguração de uma escultura da autoria de Paula Hespanha e Manuel Pedro Chaves, colocada na rotunda aí recentemente construída. A obra foi encomendada pela Câmara que, referiu, na ocasião, a presidente da autarquia, Isilda Gomes, “não fez mais do que interpretar a vontade dos portimonenses”.

Depois, as cerimónias passaram para o Museu de Portimão, onde foram entregues 10 novos equipamentos de uso individual ao Grupo de Salvamentos Especiais e se assistiu à cerimónia de juramento de 8 estagiários.

Pouco depois seria, então, apresentado o projecto de ampliação do novo quartel. Trata-se de uma intervenção que vai exigir um investimento na ordem do meio milhão de euros, financiado em cerca de 80% pelo Fundo de Coesão. Através desta intervenção pretende-se alargar o parque de viaturas, criar instalações (balneários, vestiários e camaratas) para as bombeiras da corporação, recuperar alguns espaços algo degradados e proporcionar melhores condições de funcionamento a uma organização que, nos últimos tempos, viu o seu contingente aumentar de 80 para 120 operacionais.

No entanto, não será para já que a intervenção vai ter início. O presidente da associação, Álvaro Bila, disse ao «Algarve Marafado» que vai agora avançar o processo de abertura de concurso, pelo que demorará alguns meses até que se chegue à fase de adjudicação da empreitada. A partir daí, a empresa responsável pela obra terá 9 meses para concluí-la.

Outro dos momentos altos da cerimónia foi a entrega de distinções honoríficas a diversos bombeiros, a título individual, e também ao grupo que, em Agosto passado, levou a cabo uma difícil e complexa operação de resgate de um trabalhador da empresa da Águas do Algarve, que caiu num túnel com profundidade superior a 20 metros.

Na sua intervenção, o comandante dos Bombeiros de Portimão, Richard Marques, elogiou o trabalho desenvolvido pelos soldados da paz que dirige, os quais “viveram 184 dias de empenhamento operacional como nunca antes se tinha visto”. Olhando para lá das fronteiras do concelho, Richard Marques defendeu que “os bombeiros do Algarve têm tudo para falar a uma só voz” pelo que há condições para se avançar com “muitos projectos piloto que podem ser testados e até alavancados para o resto do país”.

Numa altura em que se prepara para abraçar responsabilidades nacionais na Liga dos Bombeiros, o presidente da AHBVP, Álvaro Bila, garantiu que na corporação de Portimão “vive-se um verdadeiro espírito de grupo, somos um todo, não há divisões entre a direcção e o comando, existe sim um sentido de servir e de resolver” todas as situações com que os bombeiros se deparam.

A presidente da Câmara, Isilda Gomes, garantiu que a Protecção Civil é uma das suas principais prioridades e que a autarquia que dirige “até ao final do ano vai ultrapassar um milhão de euros de investimento” naquela área. Dessa forma considera estar a fazer tudo o que é possível para “salvaguardar a segurança e as vidas dos nossos cidadãos”.

Depois da sessão oficial, que, entre outras, contou, ainda, com as intervenções do vice-presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros Portugueses, Rodeia Machado, e do responsável máximo da Protecção Civil do Algarve, Vaz Pinto, ainda houve tempo para partir o bolo que assinalou a passagem dos 91 anos dos Bombeiros de Portimão.

Artigo relacionado: Álvaro Bila faz parte da equipa que vai dirigir a Liga dos Bombeiros Portugueses

Leia também:

Ofertas de emprego para o Algarve (16 de Novembro)

Duas ofertas de emprego para Câmara algarvia

Braço-de-ferro na Assembleia Municipal de Portimão

(Visited 1.918 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE