Câmara de Albufeira adjudica construção de crematório

pub

A Câmara de Albufeira adjudicou à Cremal – Cremações do Algarve, Lda., a construção de um crematório para o Algarve, a ficar contíguo ao actual cemitério de Vale Pedras, de Albufeira.

Aquela estrutura não necessita de investimento financeiro por parte da autarquia, que vai receber do concessionário, todos os meses, por 30 anos, uma contrapartida financeira, resultante da ocupação do espaço e do número de cremações efectuadas. O investimento da Cremal ascende aos cerca de 600 mil euros.

Em comunicado, a Câmara de Albufeira refere que a medida “decorre da exiguidade que o actual cemitério já apresenta, o de Vale Pedras, apesar deste ser o segundo cemitério que serve a zona urbana do concelho”.

Inaugurado em Janeiro de 1990, o Cemitério de Vale Pedras é composto por uma capela, duas salas de velório, zonas administrativas e quatro áreas distintas, as quais correspondem a zonas de inumações, gavetões, ossários e jazigos. Segundo o vereador responsável, Rogério Neto, “este espaço está praticamente esgotado e o problema estava a preocupar-nos. Atendendo a que temos recebido vários pedidos para a existência de um crematório em Albufeira, vemos esta solução como a mais adequada para o futuro”.

A futura estrutura irá ocupar 399 m2 de área bruta, num só piso, com uma área total de cerca de 350 m2 e irá dar emprego, inicialmente, a três pessoas. O edifício irá comportar diversas áreas, nomeadamente, uma Capela Ecuménica com cerca de 79 m2 e uma Sala de Despedida. Dos espaços exteriores, destaque para o Jardim da Memória onde será plantada uma mistura herbácea de Prado Sequeiro e um jardim vertical com trepadeiras de floração azul e um Jacarandá. Um outro espaço exterior é o Jardim do Cendrário, ou seja, o lugar de excelência das cinzas que não forem solicitadas e que, para além do Prado de Sequeiro irá ter uma Oliveira (símbolo da paz e da purificação) e um Loureiro (símbolo do triunfo da vida e da sabedoria).

  Leia também:

Feridos em acidentes

Prisão preventiva para suspeito de abuso sexual de crianças

Ofertas de emprego para agrupamento de escolas

(Visited 118 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *