Vítor Aleixo continua à frente da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas

pub
pub

Lagos_Anuncio

A Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (‘Adapt.Local’) – formalizada em Março deste ano e que engloba já 31 Municípios de Portugal Continental, Açores e Madeira, para além de outras entidades de cariz público e privado directamente ligadas a esta temática – realizou no dia 23 de Novembro, em Vilamoura, o seu segundo Conselho Geral.

Este encontro, que decorreu no seguimento do quadro autárquico resultante das eleições de Outubro, consagrou os órgãos da Rede para o quadriénio 2018-2021, tendo sido nomeadas, para a Mesa do Conselho Geral, as câmaras municipais de Odemira, Funchal e Guimarães (que preside), assim como, para o Conselho Coordenador, as autarquias de Torres Vedras, Tondela e Loulé (que preside).

Nesta reunião, foi igualmente decidido preparar um programa de acção para os próximos quatro anos que, incidindo sobre o reforço das políticas, acção e governação no quadro da adaptação às alterações climáticas que crescentemente se fazem sentir a nível local, será apresentado e debatido pelo Conselho Geral no primeiro trimestre do próximo ano.

Complementarmente foi deliberado realizar o segundo seminário anual da Rede ‘Adapt.Local’, no final de 2018, na Figueira da Foz, o qual sucederá ao seminário inicial – ‘Adapt.Local.17’ – que no passado dia 24, também decorreu em Vilamoura, contando com a presença activa de vários especialistas nacionais e internacionais nesta temática.

Estes, juntamente com os responsáveis e técnicos autárquicos de todo o país e mais de 180 participantes inscritos neste fórum, abordaram um vasto conjunto de temas-chave, tais como: cenários climáticos mundiais e nacionais que se perspectivam a prazo; instrumentos e métodos para a adaptação; adaptação sectorial, nas áreas das florestas, dos recursos hídricos, do turismo e das zonas costeiras; e, experiências inspiradoras a nível internacional.

O encerramento deste primeiro seminário nacional da adaptação local às alterações climáticas contou com a presença do secretário de estado do Ambiente, Carlos Martins, e da directora-geral do território, Fernanda do Carmo.

Recorde-se que, desde Março deste ano, que o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, assume o cargo de presidente do Conselho Coordenador da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas. 

Leia também:

Distrital e concelhias do PSD vão a votos

56 ofertas de emprego para o Algarve

Ofertas de emprego para agrupamento de escolas

(Visited 42 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *