Deputados bloquistas pela preservação das Alagoas Brancas

pub

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou um Projecto de Resolução pela salvaguarda das Alagoas Brancas, zona húmida de localizada no concelho de Lagoa.

No documento entregue na Assembleia da República, os deputados bloquistas recomendam ao Governo que tome as medidas necessárias para “salvaguardar a zona húmida sazonal de água doce das Alagoas Brancas, impedindo a sua destruição iminente, e proceda a um estudo pormenorizado do espaço com vista à sua classificação ambiental”.

A zona húmida sazonal de água doce conhecida como “Alagoas Brancas” localiza-se na área urbana da cidade de Lagoa, sendo o que resta de uma antiga zona húmida mais vasta e de onde terá surgido o nome da cidade, e concelho, de Lagoa.

A área tem sido estudada por ornitólogos tendo sido identificadas no local mais de 70 espécies de aves, algumas raras e protegidas. Motivo pelo qual associações ambientalistas como a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem consideram que apresenta valores naturais que a enquadram na definição de locais da rede Ramsar, e, desta forma, deve vir a ser devidamente classificada.

No entanto, referem estes deputados, “a zona corre o risco iminente de vir a ser totalmente destruída com a implantação de um hipermercado, situação que constitui uma perda irreparável para o concelho de Lagoa e para o Algarve”.

Por outro lado, acrescentam, “a região do Algarve necessita diversificar a oferta da sua principal actividade económica – o turismo – apostando claramente no turismo da natureza e em particular na oferta centrada na observação de aves – birdwatching. Portugal, e em particular as região do Algarve e do Alentejo, é considerado como o melhor país para a observação de aves migratórias de toda a Europa”.

>Neste contexto e com vista à classificação da zona, o deputados do Bloco consideram ser “prioritário e urgente” efectuar um estudo detalhado das Alagoas Brancas, o qual deve ser operacionalizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

  Leia também:

Os heróis que têm de usar a EN 125

Isto é ‘lindo’ não é?

Ofertas de emprego para supermercados

(Visited 127 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *