Como os Bombeiros salvaram criança e adulto de dentro de um poço

pub

Lagos_Anuncio

A primeira coisa que os bombeiros de Portimão fizeram, na tarde deste Domingo, ao chegar junto ao poço onde se encontravam uma criança e um adulto foi atirar para o seu interior dispositivos de salvamento  aquático “Throwbags”, que permitiam a ambos não correrem o risco de afogamento.

Ao mesmo tempo, informam os Bombeiros em comunicado, “foi encetada a acção de resgate com recurso a técnicas de salvamento por cordas, tendo o recuperador abordado as vítimas poucos minutos depois, concretizando o resgate da criança em 9 minutos,  que saiu apenas com ferimentos leves” e do adulto pouco depois.

Ainda foram accionadas equipas de mergulhadores dos Bombeiros de Portimão que, no entanto, “não chegaram a intervir face ao sucesso do resgate na 1ª abordagem”.

Ao pai e filho foi prestada assistência por parte das equipas de pré-hospitalar no local e avaliados pela Equipa Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), foram transportados para o Hospital de Portimão.

Foi, ainda, necessário assistir um homem, de 51 anos de idade, por ansiedade, “o qual foi transportado também à unidade hospitalar e foi prestado apoio aos demais familiares presentes pela Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) do INEM entretanto accionada para o Teatro de Operações.

O alerta de que havia duas pessoas num poço, na zona da Figueira, tinha chegado aos Bombeiros de Portimão pelas 15H45, tendo, de imediato, sido activada uma Equipa do Grupo de Salvamentos Especiais, que se encontra em permanência ao longo das 24 horas, com as valências de Salvamento Técnico por Cordas e Resgate Aquático, tendo os primeiros meios diferenciados chegado ao local pelas 15h56, apenas 11 minutos depois.

No total estiveram no local 22 operacionais, entre elementos dos Portimão, do INEM e da Guarda Nacional Republicana.

O menino de 7 anos tinha caído no poço e o pai desceu ao mesmo através de um cabo para mantê-lo à tona de água enquanto os bombeiros não chegaram.

  Leia também:

Bombeiros de Portimão resgatam pai e filho de dentro de um poço

Oferta de emprego para Câmara algarvia

Ofertas de emprego para o Algarve (5 de Janeiro)

(Visited 2.930 times, 2 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *