Educação

Lanches saudáveis nas escolas

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Com o objectivo de promover hábitos de alimentação saudável junto dos mais jovens, e numa idade cada vez mais precoce, o Município de Olhão está a promover um conjunto de workshops junto dos alunos dos jardins-de-infância, 1º e 2º Ciclos do concelho.

A actividade, denominada “Lanches Saudáveis”, é orientada e promovida por nutricionistas, adaptando-se consoante a idade das crianças junto das quais é desenvolvida.

De acordo com a nutricionista Cristiana Nascimento, que esteve esta segunda feira na Escola EB 2,3 Dr. Alberto Iria, “actualmente, as crianças e adolescentes tendem a ter maus hábitos alimentares, o que afecta a sua vida adulta através do desenvolvimento de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia”.

Sublinhando a importância de intervir em idades cada vez mais precoces, a profissional explica que “nesta faixa etária, para além de a família influenciar o tipo de alimentação, são os amigos e os media que têm um maior impacto nas decisões dos jovens. Isto faz com que, a maioria das vezes, eles tenham más escolhas alimentares, principalmente nos lanches, visto que há uma maior oferta de alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras saturadas”.

De uma forma ligeira e participativa, os alunos de uma das turmas do 5º ano daquele estabelecimento de ensino foram convidados a partilhar o que consomem habitualmente no lanche da manhã e da tarde, a reflectir se se tratam das melhores escolhas, e adquiriram informações úteis, que lhes permitirão optar por alternativas mais saudáveis e igualmente saborosas.

Na segunda parte do workshop, as crianças tiveram oportunidade de “pôr as mãos na massa”, e aprenderam a confeccionar bolinhos de cacau e coco, uma sugestão que muito agradou aos pequenos participantes.

Já nos jardins-de-infância, a actividade começa com uma breve apresentação, onde são abordados os princípios básicos da alimentação saudável, através da utilização de alimentos feitos de cartão.

Posteriormente, é realizado um jogo, onde os alunos colocam, à vez, um alimento numa placa de cartão, dividida em duas secções, uma para os alimentos saudáveis e outra, para os pouco saudáveis.

No 1º Ciclo, o workshop começa com uma abordagem aos princípios básicos da alimentação saudável, através da utilização da Roda dos Alimentos.

Depois, é realizado um jogo, onde os mais pequenos compõem um dia de refeições saudáveis.

  Leia também:

Ofertas de emprego para o Algarve (30 de Janeiro)

Droga e material roubado apreendidos

As ‘confissões’ de José Cid no Choque Frontal ao Vivo

(Visited 95 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE