RegionalSociedade

Festa Grande da Mãe Soberana realiza-se no Domingo

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

No próximo Domingo, 15 de Abril, oito Homens do Andor vão carregar a imagem da Nossa Senhora da Piedade, de volta à sua ermida, no alto da cidade de Loulé, naquela que é a Festa Grande da Mãe Soberana. 

Depois de no Domingo de Páscoa a imagem da Padroeira ter descido da sua ermida até à Igreja de S. Francisco, seguindo-se 15 dias com várias celebrações litúrgicas e também atividades culturais, a Festa Grande constitui o culminar das festividades.

A marcar o início da Festa Grande, decorre a já tradicional homenagem do Clube Hípico de Loulé à Nossa Senhora da Piedade, no Largo de S. Francisco, no Sábado, dia 14, pelas 22h15.

No Domingo, pelas 10h00, após a celebração da Eucaristia na Igreja de São Francisco, a imagem da Nossa Senhora da Piedade sai em Procissão para o Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco. É neste local que, pelas 12h00, haverá uma celebração mariana, enquanto que às 16h00, o Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, preside à celebração Solene da Eucaristia. Segue-se o momento de consagração à Nossa Senhora e início da Grande Procissão, que percorrerá as principais ruas da cidade, acompanhada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

Já no Largo de S. Francisco, pelas 18h00, tem início o momento da subida para a Santuário. Oito Homens do Andor que carregam a imagem da Mãe Soberana e sobem o íngreme cerro num ritmo acelerado, acompanhados pela música dos Artistas de Minerva. 

Para assinalar o encerramento das celebrações, pelas 23h30, haverá um fogo de artifício junto à Ermida da Nossa Senhora da Piedade.

Tendo em vista a divulgação, salvaguarda e valorização desta importante manifestação do património cultural imaterial local, regional e nacional que remonta ao século XVI, a Autarquia de Loulé irá disponibilizar um posto de venda temporário de bibliografia relacionada com este culto mariano, candidato, desde 2015, ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O posto de venda funcionará junto aos Paços do Concelho e estarão disponíveis para venda as seguintes publicações: “Mãe Soberana – a Força do Amor”, de Fernando Mendes, Luís da Cruz, Vasco Célio e João Romero Chagas Aleixo, “Mãe Soberana – Estudos, Ensaios e Crónicas”, de João Romero Chagas Aleixo, e “Terra Diversa”, de Luís da Cruz.

Leia também:

Ofertas de emprego para o Algarve (9 de Abril)

Oferta de emprego para Câmara algarvia

Ofertas de emprego para o Algarve (6 de Abril)

(Visited 158 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE