AutarquiasRegional

É algarvia a autarquia mais transparente do país

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara Municipal de Vila do Bispo é a mais transparente do país, ocupando, assim, o 1º lugar do ranking nacional, segundo os dados apresentados pela organização não-governamental Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC).

Os resultados obtidos colocam Vila do Bispo como a autarquia mais transparente do país ao obter uma pontuação de 90.66 em 100 na edição do Índice de Transparência Municipal de 2017. Os resultados foram conhecidos, hoje, dia 11 de Abril, e os mesmos podem ser consultados através do: http://poderlocal.transparencia.pt/

Adelino Soares, presidente da autarquia, congratula-se com a posição conquistada, uma vez que “reflecte os objectivos do actual Executivo, que assentam fundamentalmente no esforço de implementar uma gestão municipal rigorosa e transparente, o que possibilita ao munícipe um maior conhecimento da actividade camarária”. Para 2018 deixa a promessa de que “ vamos trabalhar ainda mais para melhorar a pontuação”.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) baseia-se, desde 2013, no levantamento da informação de interesse público disponível nos ‘sites’ dos 308 municípios. Assim o ITM mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nas páginas eletrónicas municipais. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

A TIAC é uma organização não-governamental que tem como missão combater a corrupção. Esta ONG é a representante em Portugal da rede global anti-corrupção Transparency International.

Leia também:

Investimento de quase 450 mil euros no Estádio Municipal de Lagos

Ofertas de emprego para o Algarve (9 de Abril)

Oferta de emprego para Câmara algarvia

(Visited 1.024 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE