AutarquiasRegional

Apoios aos mais carenciados na compra de medicamentos

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara Municipal de Albufeira e a Associação Dignitude assinaram, na Terça-feira, um protocolo de colaboração com o objectivo de ajudar os munícipes mais desfavorecidos a ter acesso a medicamentos.

A Autarquia irá sinalizar os agregados familiares que poderão beneficiar do «Programa abem» e comparticipar com uma verba de 100 euros por cada pessoa abrangida. Albufeira torna-se, assim, no primeiro município do Algarve a associar-se à Rede Solidária do Medicamento.

A atribuição da comparticipação solidária prevê que o agregado familiar tenha uma capitação inferior a 60% do Salário Mínimo Nacional e que se enquadre nos critérios definidos no Regulamento Municipal de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos (RAESD), em vigor desde 2009.

Este apoio junta-se a outras já disponibilizadas pelas Câmara de Albufeira, que já ajuda os seus munícipes na aquisição de medicamentos através do RAESD. “Em 2017, a Autarquia despendeu cerca de 12 mil euros na aquisição de medicamentos, que foram distribuídos por munícipes que deles necessitavam, de acordo com o regulamento em vigor”, salientou o presidente da Autarquia,  José Carlos Rolo.

Para além disso, concede apoios no âmbito de Acção Social (passes e bilhetes de transporte; despesas com saúde; pagamento de creches e amas; aquisição de equipamentos; atribuição de géneros alimentícios) e no âmbito da Habitação (obras de conservação, reparação ou beneficiação de habitação).

A Associação Dignitude presta auxílio a todas as pessoas que não conseguem aceder a medicamentos devido à sua situação económica. “Estamos a falar de muita gente, cerca de 1 em cada 10 portugueses, o que totaliza perto de 1 milhão de pessoas. Este milhão não consegue comprar os medicamentos que lhes são prescritos, comparticipando com a parte que lhes diz respeito. Na realidade, os beneficiários do «Programa abem» são pessoas que, muitas vezes, são confrontadas com a questão de comer ou tomar os medicamentos”, referiu a directora executiva da IPSS, Maria João Toscano.

  Leia também:

As propostas de Fernando Rocha para o Portimonense

Relacionamento do clube com a SAD divide candidatos à presidência do Portimonense

As propostas de João Gambôa para o Portimonense

(Visited 81 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE