Educação

Loulé vai ter escola pública de música

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

No ano lectivo de 2018/19, vai abrir portas em Loulé aquela que será a primeira escola pública dedicada ao ensino de Música na zona Sul do país. O protocolo, celebrado esta sexta-feira entre o Município e o Ministério da Educação, permitirá, assim, criar o Conservatório de Música de Loulé.

Este projecto ficará instalado no Solar da Música Nova, um edifício que faz parte da História da cidade e que, actualmente, está a ser alvo de trabalhos de reabilitação.

No local, cedido pela Autarquia, será instalado um estabelecimento escolar com 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico (do 5º ao 9º ano) e do Ensino Secundário (do 10º ao 12º ano) no domínio do ensino artístico especializado.

A Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, referiu, no decorrer da sessão de assinatura do protocolo, que vão ser realizados protocolos com várias escolas do ensino regular da região, de forma a que o Ministério assegure, neste Conservatório, o ensino articulado e o ensino supletivo de Música “com condições excepcionais”. O Governo ficará também responsável pela colocação de professores, matrícula dos alunos e outros procedimentos administrativos e jurídicos, “tudo num curto espaço de tempo”.

Já à Autarquia, para além da obra em curso no edifício, caberá igualmente o apetrechamento do espaço com os materiais, equipamentos e instrumentos essenciais para o funcionamento do Conservatório, bem como a colocação de pessoal não docente.

Para Vítor Aleixo, este espaço educativo constituirá “a jóia da coroa na política cultural muito rica que o Município de Loulé tem promovido nos últimos anos”. “Esta é uma mais-valia com que não só Loulé mas todo o Algarve, poderá passar a contar no futuro, o que nos deixa muito felizes”, assegurou o autarca.

Vítor Aleixo anunciou ainda que é intenção da Câmara Municipal de Loulé dar o nome de Francisco Rosado a este Conservatório. Além do principal mentor do Encontro de Música Antiga de Loulé, Francisco Rosado foi um dos grandes impulsionadores do ensino da Música no Concelho, tendo leccionado durante vários anos no Centro de Expressão Artística de Loulé. 

Leia também:

PSP de radar em punho (Maio)

Câmara de Lagoa disponível para pagar rotunda na EN 125

Oferta de emprego para Câmara algarvia

(Visited 196 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE