RegionalSociedade

Albufeira inaugurou a época balnear

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Cerimónia de Abertura da Época Balnear, que em Albufeira decorre entre 15 de Maio e 15 de Outubro, decorreu esta Terça-feira, na Praia dos Pescadores.

O programa começou às 10h00 com a realização de actividades de educação ambiental e acções de sensibilização sobre saúde e segurança na praia, que contaram com a participação de alunos das escolas do 1º ciclo de Ferreiras, Vale Carro e Caliços e utentes da APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve.

Seguiu-se uma simulação de afogamento/salvamento, com recurso a meios da Autoridade Marítima, ANSA e Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA), com vista a dar a conhecer a convidados e banhistas o modo de actuação e os equipamentos utilizados neste tipo de ocorrências.

Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinhou que “voltámos a ser líderes a nível nacional com 25 praias galardoadas com a bandeira azul, que iremos hastear no próximo dia 4 de Junho, das quais 16 são praias acessíveis, mais uma do que no ano passado, uma vez que este ano candidatámos também a Praia dos Alemães, onde está a ser finalizada a construção de uma rampa de acesso para pessoas com problemas de mobilidade”.

Todas as praias de Albufeira têm à disposição dos banhistas equipamentos que facilitam o acesso ao banho e a deslocação no areal a pessoas com mobilidade reduzida (cadeiras/andarilho e tiralô), e a partir desta terça-feira é o primeiro município do sul do País a adoptar a sinalética para daltónicos, no âmbito do projecto “colorADD”,um sistema universal de cores, desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas por símbolos gráficos, que permite reconhecer as cores das bandeiras e os contentores de recolha selectiva de resíduos instalados nas praias, bem como outro tipo de informação em que a cor é o factor de orientação.

À entrada da praia dos Pescadores, estiveram em exposição diversos equipamentos utilizados pelas diferentes entidades nas operações de limpeza, socorro e segurança.

Os Bombeiros Voluntários de Albufeira apresentaram o seu veículo escola (com informação acessível aos mais pequeninos), uma ambulância, uma moto de emergência, um veículo de comando e uma moto de resgate aquático, utilizada posteriormente na simulação.

A mostra incluiu, ainda, a apresentação de um veículo da Polícia Marítima e os equipamentos utilizado pela Autarquia na limpeza das praias: 2 Moto 4, 1 tractor com pá, 1 tractor com atrelado e 2 máquinas destinadas à limpeza do areal.

A limpeza das praias é realizada durante todo o ano pela autarquia, à excepção das zonas concessionadas, sendo que todo o lixo é posteriormente recolhido pelos serviços municipais. A equipa da Câmara Municipal afecta à limpeza das praias é constituída por 13 funcionários, que só durante o mês de Agosto recolhe uma média diária de 5 toneladas de resíduos.

Leia também:

Idoso morre em incêndio e mulher fica ferida com gravidade

Suspeito de violência doméstica fica em prisão preventiva

15 feridos em acidente na Via do Infante

(Visited 158 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE