Cultura

Regressa a Faro o Mercado das Alcaçarias

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A União das Freguesias de Faro vai reativar já esta 6ª feira, 10 de agosto, um mercado secular, que ocorria entre a atual Rua das Alcaçarias e a atual Praça da Liberdade (Praça da Pontinha).

Após a conquista de Faro em 1249, D. Afonso III, com receio que os mouros criassem bolsas exteriores de resistência, permitiu a sua fixação nos arrabaldes da povoação. Essa área concedida chamava-se Mouraria e aí os árabes criaram uma zona de mercados diários (as alcaçarias) que ganharam grande importância económica a nível local, para árabes, judeus e cristãos.

Era nestes mercados onde estes três povos podiam conviver e efetuar as suas trocas comerciais e as alcaçarias foram ganhando cada vez mais importância até que no reinado de D. Manuel I estes mercados já eram considerados o grande centro mercantil de Faro.

Como forma de reativar este mercado secular e de grande importância para Faro, a União das Freguesias de Faro vai organizar, na Praça da Pontinha, todas as sextas-feiras e sábados, até 15 de setembro, entre as 19h e as 24h, o Mercado das Alcaçarias.

Leia também:

12 ofertas de emprego para Câmara algarvia

Oferta de emprego para autarquia algarvia

58 ofertas de emprego público

 

(Visited 299 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE