O incêndio começa a ceder

pub
pub

Praticamente uma semana depois de ter deflagrado, o incêndio começa, finalmente, a ceder. No briefing do início da noite, a comandante operacional, Patrícia Gaspar, disse que, nesta altura, não existem frentes ativas.

Contudo, isso não significa que o incêndio tenha sido dado como dominado, uma vez que subsistem pontos quentes e reativações.

Ao longo da noite, prevê-se que as condições meteorológicas, em especial, no que diz respeito ao vento, sejam “ligeiramente mais favoráveis”, pelo que aquela responsável espera conseguir proceder a uma consolição do trabalho efetuado até agora.

Os meios existentes vão ser divididos em dois grupos. Um deles ficará “em operações de vigilância, com capacidade para fazer uma primeira intervenção, se for necessário” e o outro, composto essencialmente por bombeiros, com o apoio de com máquinas de rasto, atuará em zonas onde ainda existem pontos quentes.

Apesar do susto que os seus habitantes viveram ontem, a verdade é que, segundo a comandante operacional, em Silves não se registaram danos em habitações, pelo que as pessoas que, preventivamente, delas tinham saído já regressaram a casa.

O mesmo também está a acontecer em relação a muitas das que foram desalojadas para escapar às chamas no concelho de Monchique e procuraram refúgio mais seguro. Isso não irá, no entanto, acontecer com todas, uma vez que arderam casas de primeira habitação, em número que não se encontra ainda totalmente contabilizado.

O último balanço feito indica que 38 pessoas sofreram ferimentos ligeiros e que há uma mulher que ficou ferida com gravidade e que continua internada num hospital de Lisboa.

De acordo com o site da Proteção Civil, o número de operacionais presentes no teatro de operaçõs, que já envolve cerca de 100 quilómetros, é de 1.427, apoiados por 460 viaturas.

Leia também:

Campanha de recolha de produtos para vítimas do incêndio

Linha de informação para apoiar bombeiros ou pessoas afetadas pelo incêndio

Ofertas de emprego para o Algarve (9 de agosto)

 

(Visited 420 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *