Deputado bloquista questiona Governo sobre falta de enfermeiros

NOTÍCIA EM DESTAQUE

O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo Algarve, João Vasconcelos, questionou por escrito o Governo, esta quarta-feira, acerca da carência de enfermeiros e assistentes operacionais no Hospital de Faro, designadamente no serviço de cirurgia nascente (Serviço de Cirurgia 1 Nascente-Urologia-Oftalmologia).

O parlamentar bloquista quer saber se o Governo vai atuar e de que forma, para resolver, com urgência, essas carências e que medidas estão a ser tomadas para contratar profissionais em falta de forma a garantir uma melhor capacidade de resposta à comunidade hospitalar de Faro e em todo o Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

No documento, o deputado lembra que “este serviço de internamento tem capacidade para 39 doentes, verificando-se por vezes 1 a 2 doentes em macas extranumerárias, onde é notória a falta de privacidade e diminuição da segurança dos cuidados prestados”.

A equipa de enfermagem do mesmo “é constituída atualmente por 32 elementos, mas 13 destes encontram-se ausentes: 6 por doença; 5 em licença de férias; 1 a 2 por licença de maternidade ou de paternidade, e 1 elemento por acidente de serviço”, pelo que “apenas se encontram no período normal de trabalho 19 enfermeiros”.

No documento acrescenta-se que “de acordo com as fórmulas de cálculo de Dotações Seguras dos Cuidados de Enfermagem indicadas pela Ordem dos Enfermeiros, seriam necessários 37 enfermeiros em período normal de trabalho, no serviço referido. Por outro lado, constata-se que no Relatório Mensal de Utilização de Pessoal de Enfermagem, referente a este serviço de internamento, foram contabilizadas no passado mês de julho 7 037,50 horas de HCN (horas de cuidados necessários) e 3 194,50 horas de HCP (horas de cuidados prestados), o que resultou numa taxa de utilização de 181,73%”.

Leia também:

Incêndio destrói cabeleireiro

Explosão resultante de fuga de gás faz dois feridos

“Infraestruturas de Portugal” impede Câmara de Lagoa de limpar e embelezar rotundas

(Visited 105 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.