Primeira fase das obras de recuperação do Castelo de Paderne está concluída

pub
pub

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, deslocou-se a Albufeira, no início desta semana, para visitar a obra de recuperação da torre albarrã do Castelo de Paderne, cuja primeira fase está concluída.

A intervenção, que teve um custo de 79 mil euros, corresponde à primeira fase do projeto de requalificação do castelo. Foi financiada pelo Município de Albufeira (20%), pela Fundação Millennium BCP (20%), e pela Direção Regional de Cultura do Algarve (60%) que se candidatou com sucesso aos fundos europeus do CRESC Algarve 2020.

A segunda fase, a iniciar em 2019 e que rondará os 400 mil euros, consiste na recuperação da muralha nascente do castelo, atualmente erodida pela ação do vento. O presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, adiantou que está também em carteira a requalificação do caminho de acesso ao castelo, com o objetivo de atrair mais visitantes.

“O Castelo de Paderne é um ex-libris de Albufeira, um Imóvel de Interesse Público, que faz parte da identidade do nosso concelho. É primordial preservar o património histórico, não só como forma de manter as nossas raízes, mas também para complementar a oferta turística com produtos culturais autênticos. Albufeira não é apenas sol e praia”, referiu José Carlos Rolo.

Luís Castro Mendes concordou com o autarca de Albufeira, referindo que o turismo cultural é cada vez mais importante para a economia: “temos que bater a concorrência naquilo em que somos únicos, na nossa identidade. É essencial trabalharmos mais o barrocal, o interior do Algarve, que é a nossa raiz. O Algarve não é apenas a faixa costeira com as suas praias”.

Classificado como Imóvel de Interesse Público, o Castelo de Paderne encontra-se sob gestão partilhada entre a Autarquia e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Leia também:

Incêndio destrói cabeleireiro

Explosão resultante de fuga de gás faz dois feridos

“Infraestruturas de Portugal” impede Câmara de Lagoa de limpar e embelezar rotundas

(Visited 69 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.