Cristóvão Norte quer que os descontos nos transportes públicos abranjam o Algarve

pub
pub

O deputado do PSD Cristóvão Norte critica o Governo por não tomar qualquer iniciativa no sentido de estender à região “um mecanismo de descontos nos transportes públicos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, o qual se estima venha a ter um custo na ordem dos 90 milhões de euros por ano”.

Uma das medidas previstas para Lisboa e Porto, diz o deputado, é a isenção de pagamento para crianças até 12 anos. Ora, refere, “uma criança de 12 anos em Lisboa, Porto, Faro, Portimão ou Monchique tem idêntico direito de ser transportado gratuitamente em transportes coletivos. As crianças algarvias não são mais nem menos que as demais, também têm que ir para a escola e muitas vezes levam mais tempo a percorrer essas distâncias. Quem paga os transportes escolares no Algarve são as autarquias e os pais dos alunos. Porque será que em Lisboa e Porto deve ser diferente?”, aludindo a que “ os transportes coletivos em Lisboa ou Porto recebem já mais de 120 milhões de euros de indemnizações compensatórias pelos serviços públicos prestados”.

 O deputado acrescenta, em comunicado, que “o Algarve sempre esteve à margem de qualquer política estruturada de transportes públicos, essa é cronicamente uma das maiores falhas que se regista na região, a qual tem muitos movimentos pendulares e precisa de reforçar as condições de mobilidade. Ver as áreas metropolitanas a terem mais privilégios e as regiões periféricas não estarem no centro de preocupações é aprofundar assimetrias, completamente ao contrário do que se proclama”.

Trata-se, na sua opinião, de uma “injustiça flagrante que não pode ver a luz do dia e o orçamento de estado vai ser o momento para se impedir que assim seja”. Se a medida avançar, “deve ser para todos”.

Leia também:

Ofertas de emprego da semana

PSP de radar em punho (outubro)

Albufeira já tem programa de fim de ano

(Visited 237 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *