Cultura

Quelfes recorda Florbela Espanca

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Assinala-se a 8 de dezembro o centenário da passagem da poetisa Florbela Espanca por Quelfes. A Junta de freguesia preparou, com o apoio do Município de Olhão, um ciclo de atividades em honra da memória, legado e obra da escritora.

As atividades terão início às 11h30, com uma visita aos locais emblemáticos de Quelfes ligados a Florbela Espanca, acompanhada por um enquadramento histórico, protagonizado por Manuel Pereira.

Às 16h00, na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense, terá lugar um colóquio sobre a poetisa, com a intervenção de Nuno Júdice, Vilhena Mesquita, António Laginha, Isa Severino e Maria Lúcia Dal Farra.

Às 18h00, o mesmo espaço acolhe a exibição do filme Florbela. de Vicente Alves do Ó.

O encerramento de atividades dar-se-á às 21h30, na forma de um espetáculo musical, com interpretação de sonetos de Florbela Espanca por Rosinda Vargues, na Recreativa Olhanense.

Florbela Espanca é uma figura importante da vida literária portuguesa. Poetisa e ficcionista de talento incontestável, continua a ser uma das mais populares e lidas autoras do século XXI.

A escritora tem uma ligação, ainda que fugaz, a Olhão. Em 1918, por motivos de saúde, Florbela Espanca mudou-se para a freguesia de Quelfes, onde viveu cerca de seis meses.

Leia também:

38 empregos para Câmara algarvia

Camião despista-se e carro em cima de carro

GNR apreende 342 quilos de polvo

(Visited 63 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE