Cultura

Vai ser criada a Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Universidade do Algarve (UAlg) e a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas celebraram um protocolo que tem em vista a criação da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL).

Esta ‘união’ permite, igualmente, “a oferta de serviços comuns para a comunidade intermunicipal e a prestação de um serviço público de qualidade”, refere-se no documento assinado.

O presidente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina, que agradeceu a presença dos bibliotecários de todo o Algarve na cidade cubista, deixou uma nova meta a estes técnicos: “trabalhem para mostrar para que servem as bibliotecas! Já não temos muita falta de espaços físicos, nem de novas tecnologias. Para que vão servir as bibliotecas do futuro? É preciso dar-lhes vida, mostrar aos cidadãos a sua relevância. Já não basta só possibilitar a leitura, é preciso fomentar o espírito crítico sobre aquilo que lemos”, desafiou o autarca de Olhão.

O diretor geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, destacou a importância deste acordo para a partilha de recursos e de experiências, o que já vinha a ser feito, mas de forma informal até agora. Realçou também que, desta forma, será possível que todos os concelhos tenham as suas bibliotecas públicas em funcionamento.

No ocasião, o reitor da UAlg, Paulo Águas, referiu que “é de grande importância o relacionamento da Universidade com todas as bibliotecas do Algarve”. O académico mostrou também a disponibilidade da UAlg para que todos os cidadãos interessados possam consultar a sua biblioteca e usufruir do seu espólio.

O presidente da AMAL, Jorge Botelho, revelou que este acordo foi votado por unanimidade pelos autarcas do Algarve, o que mostra o compromisso de todos “para que na região haja uma rede de bibliotecas que funcione efetivamente. Estamos disponíveis para isso”, garantiu em Olhão o líder da Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Leia também:

38 empregos para Câmara algarvia

Camião despista-se e carro em cima de carro

GNR apreende 342 quilos de polvo

(Visited 89 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE