Cultura

Evento revela segredos sobre o futuro museu de Lagoa

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A celebração do 246º aniversário da criação do concelho de Lagoa vai ser uma oportunidade para se saber alguns pormenores do que poderá vir a ser o futuro museu do concelho, denominado MuCid – Museu dos Movimentos Sociais e Políticos e da Cidadania.

A data será assinalada através da conferência “Paços do Concelho de Lagoa: Requalificar na Cidade Educadora para construir uma Cidadania plena”, que se realiza na quarta-feira, dia 16, a partir das 18h00, na Sala de Sessões da Câmara, nos Paços do Concelho de Lagoa.

Esta ação integra o ciclo de conferências Res publica 2018~2019, organizada no âmbito da instalação, nos antigos Paços do Concelho, deste museu.

A Câmara de Lagoa refere, em comunicado, pretender que o MuCid se posicione como “um espaço de relação com a comunidade, onde em estreita associação com os conteúdos musealizados, sejam projetadas ações colaborativas e partilhadas no domínio do exercício dos direitos e deveres cívicos, políticos e sociais e da expressão coletiva organizada em prol de mudanças sociais, por parte de diferentes sociedades, tanto a nível loco-regional e nacional como mundial”.

Numa altura em que estão a ser discutidas as estratégias de implementação daquele que se constituirá o primeiro equipamento museológico do concelho, “a presente conferência abre o diálogo entre os especialistas que integram a equipa instaladora do museu e a população, facto que se reveste de particular importância para a visão-missão de Lagoa, Cidade Educadora, de promover a Cidadania através da Educação, do Conhecimento e do Diálogo com o Mundo”.

O programa consiste num “conjunto de intervenções em diversas áreas de investigação histórica complementares, da museologia à arquitetura, da arquivística à história da arte, sendo uma oportunidade de conhecer os traços gerais do projeto do museu que vai nascer no imóvel que melhor simboliza a governança e a cidadania localmente, casa do exercício autárquico e da expressão democrática por excelência”.

Em discussão estarão quer a proposta de adaptação do edifício quer a análise preliminar de documentação histórica que sustenta as opções delineadas para a arquitetura e museografia do futuro espaço.

Leia também:

Homem detido por burla

Ofertas de emprego da semana

O embuste em torno da estação dos caminhos de ferro de Lagos

(Visited 155 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE