Um século de histórias sobre o acordeão no Algarve
É já esta Quinta-feira, 14 de Abril, que é apresentado o livro “O Acordeão no Algarve – Um Século de Histórias e Memórias”, de Nuno Campos Inácio. A sessão terá lugar pelas 19 horas, no Hotel Hilton, em Vilamoura.
Um dos motivos suplementares de interesse desta apresentação é a presença de quatro campeões do mundo do acordeão. São eles: o italiano Pietro Adragna, o sérvio Maric Petar, o francês Eric Bouvelle e o espanhol Julien Gonzalez.
De acordo com o autor, este livro ser “um contributo para o enriquecimento da história e da cultura algarvia”, tendo como foco a história e as histórias do acordeão no Algarve, num percurso de praticamente um século.
Este é o resultado de “um desafio lançado à Arandis Editora por Francisco Sabóia, fundador da Casa Museu do Acordeão, localizada em Paderne e organizador das 25 Galas Internacionais do Acordeão realizadas no Algarve”. Como fontes, contou com “todo o valioso espólio documental do arquivo do Museu do Acordeão, que foi colocado à minha disposição, juntamente com o arquivo do Jornal “A Avezinha”, de Arménio Aleluia, indispensável à moldagem inicial da obra. A estas fontes primordiais, foram-se somando contributos individuais de acordeonistas e de familiares de acordeonistas, que foram enriquecendo o trabalho.”
O livro conta com mais de 400 páginas, 600 imagens e 800 referências a pessoas ligadas à história do acordeão no Algarve.
Leia também:
Editora Arandis juntou escritores algarvios
Súmula histórica do dialecto algarvio
Livros usados a preço simbólico à venda… no Mercado
Subscreva a nossa Newsletter