Álvaro Viegas quer estratégia para combater a sazonalidade
O presidente da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Álvaro Viegas, lança um repto aos seus colegas das outras associações e entidades regionais para se sentarem à mesma mesa para encontrarem uma estratégia concertada de combate à sazonalidade no Algarve.
Álvaro Viegas considera muito positivo o bom desempenho do sector turístico nos últimos dois anos, mas entende que essa evolução não é suficiente para “combater o grande problema estrutural do Algarve: a sazonalidade”.
É que, apesar disso, “a hotelaria lança anualmente para o desemprego durante o mês de Novembro cerca de 9.000 pessoas. Depois volta a integrar – é o sector onde mais se dispensa mas é também o que mais contrata: há uma maré de saídas em Novembro, depois há uma maré de entradas quando se chega a Março ou Abril”, diz o líder da ACRAL. Trata-se de uma situação complicada para os muitos algarvios que “têm trabalho apenas 4 a 6 meses por ano” e que deve merecer uma resposta da parte dos responsáveis regionais.
Actualmente, a taxa anual média “é de cerca de 40%: temos um pico entre Julho e Agosto, com taxas de ocupação perto dos 100%, mas depois temos os outros 10 meses, 6 ou 7 dos quais com taxas de ocupação médias de 20%”. O importante é tentar encontrar formas dos empreendimentos turísticos terem taxas de ocupação “mais altas nos meses de Outubro-Novembro até Março-Abril, porque com menos visitantes, do comércio à restauração, toda a actividade económica se ressente”.
Daí que seja fundamental fixar como “objectivo prioritário” tornar o Algarve mais atractivo durante todo ano. Para Álvaro Viegas, isso passa por encontrar formas de dinamizar o mercado interno, através da diversificação da oferta. “Como no Inverno não há praia, temos de encontrar outros atractivos: animação, espectáculos de qualidade, desenvolver o turismo religioso, o turismo ligado ao património, à história e ao interior”, defende este dirigente.
Leia também:
ACRAL desiste de acção judicial contra o IKEA
ACRAL apoia a criação de empresas
Subscreva a nossa Newsletter