Jornal ‘A Avezinha’ ganha Biblioteca-Museu

pub
Booking.com
pub

O jornal ‘A Avezinha’ vai ter uma Biblioteca-Museu que será inaugurada no próximo dia 1 de Maio. A cerimónia está agendada para as 11 horas e  deverá contar com a presença do Bispo do Algarve.

A revelação foi feita por Arménio Aleluia Martins, o homem que liderou o jornal durante décadas, numa curta intervenção proferida aquando do Encontro de Escritores promovido pela editora Arandis.

A Biblioteca-Museu vai funcionar em Paderne, nas instalações em que, ao longo de muitos anos, foi sendo composta semana-a-semana, dia-a-dia, o jornal que nasceu em 1921 por uma causa solidária.

Na altura, pretendia-se angariar dinheiro para a operação de uma jovem. Fizeram-se peditórios, sobretudo entre a comunidade religiosa e com o apoio da igreja, mas a verba não era suficiente. Então, quatro senhoras tiveram a ideia de fazer um jornal, que seria vendido, revertendo as receitas obtidas para a causa solidária. Atiraram-se ao trabalho, foram produzidos, de forma completamente artesanal, umas centenas de exemplares, a iniciativa correu bem, cumpriu os objectivos, de tal forma que se resolveu continuar com a edição e distribuição do jornal.

Foi o arranque de um percurso cheio de altos e baixos e que, na sua forma impressa, durou até bem recentemente. Fruto da crise económica, deixou de sair em papel, passou para a net, primeiro com site próprio e, ultimamente, a funcionar na rede social Facebook.

Nesta Biblioteca-Museu vai-se mostrar toda a evolução do jornal e a forma como a sua produção e edição foi mudando à medida que a tecnologia também avançava. Hoje, para se fazer um jornal, basta apenas ter à mão um banal computador portátil, apetrechado com dois ou três programas. Antigamente, lembra Arménio Aleluia Martins, “eram precisas máquinas de mais de 200 quilos” para se fazer o mesmo trabalho.

E é exactamente esse percurso, exibido através dos todos os exemplares publicados e do equipamentos que, em cada período, permitia que isso foi feito, que vai ser possível acompanhar em Paderne, a partir de 1 de Maio.

Leia também:

Editora Arandis juntou escritores algarvios

Livros usados a preços simbólicos à venda… no mercado

Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 392 times, 1 visits today)
pub
Booking.com
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

EVENTOS NO ALGARVE