Novo sistema informático apoia gestão de Centro de Apoio a Idosos
O Centro de Apoio a Idosos de Portimão está a implementar um moderno sistema informático que regista todas as actividades diárias dos utentes e a sua interacção com os funcionários da instituição.
Todos os cuidados prestados ao nível da higiene, saúde, imagem, alimentação, diligências, bem como nas vertentes da animação, ausências, lavandaria, tempos de prestação de serviços e de deslocação entre utentes, dos bens a facturar e oferecidos e dos artigos consumidos são registados por esta plataforma.
O presidente da direcção da instituição justifica o investimento de 30 mil euros na aquisição do sistema com a convicção de que ele vai dar aos seus dirigentes e funcionários “uma perspectiva de toda a instituição, permitindo uma gestão e planeamento estratégicos”.
Por outro lado, diz Sónia Fazenda, uma das directoras técnicas da instituição, vai constituir “um instrumento importante e rápido para ajudar a melhorar procedimentos no sentido de uma maior humanização nos cuidados prestados”.
O conhecimento atempado das ocorrências devidamente registadas permitem que “se possa corrigir imediatamente qualquer situação”, explica Sónia Fazenda. “Na instituição lida-se com pessoas, carentes, e esse facto obriga-nos a uma atenção e cuidados redobrados, porque a ter de haver uma acção corretora ou moralizadora é na hora”, acrescenta.
O Centro de Apoio a Idosos é uma instituição particular de solidariedade social criada em Dezembro de 1974, substituindo o Asilo da Mendicidade, que existia desde 1932. Tem um orçamento para este ano de cerca de quatro milhões de euros e cuida de 300 utentes nos lares da Raminha (103), Diogo Gonçalves (60), Vila Avó (34), Centro de Dia S. Camilo de Lélis (51) e pelo apoio domiciliário (33), bem como no lar para crianças Catraia (19).
Leia também:
Portimão recebe feira internacional de protecção civil
Programa comemorativo dos 90 anos dos Bombeiros de Portimão
Subscreva a nossa Newsletter