Regional

Domingo é Dia do Bombeiro

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, vai estar, este Domingo (29 de Maio) em Portimão, a participar no Dia do Bombeiro Português.

A ministra presidirá à sessão protocolar a ter lugar na zona ribeirinha, a partir das 16 horas. A cerimónia incluirá um desfile apeado e motorizado.

As celebrações iniciam-se logo pelas 9H30 da manhã, nos Paços do Concelho, com a cerimónia de acendimento da Pira na presença de uma formatura representativa dos corpos de bombeiros da região e a Fanfarra dos Bombeiros de Portimão. Logo de seguida haverá uma missa na Igreja do Colégio.

As cerimónias do Dia do Bombeiro Português estão incluídas no programa da ALGARSAFE’16 – Feira Internacional de Protecção Civil e Socorro de Portimão, que se desenvolve entre Quinta-feira (dia 26) e Domingo (29) no Portimão Arena, com entrada gratuita.

O certame é organizado pelos Bombeiros de Portimão e pela Câmara Municipal de Portimão, com o apoio do Centro de Apoio a Idosos e da Junta de Freguesia de Portimão e conta com a presença de cerca de sete dezenas de entidades públicas e privadas, entre prestadores e fornecedores de bens e serviços na área da segurança e da protecção civil, bem como agentes de protecção civil e entidades cooperantes do sistema integrado de operações de protecção e socorro a nível nacional.

Ao longo destes dias vão desenvolver-se uma série de sessões de cariz pedagógica e de sensibilização, relacionadas com o tema da feira, bem como de cursos especializados. Uma das formações que a organização destaca é a de Delegado de Segurança, um curso inédito na região, que será ministrado pela Escola Nacional de Bombeiros. 

 

Seminários técnicos a cargo de especialistas regionais e nacionais

“Globalização da Protecção Civil” é o tema de um dos seminários técnicos que têm por palco o Portimão Arena. Tem lugar no dia de abertura (Quinta), das 14H30 às 17H30, conta com o ex-deputado algarvio Miguel Freitas como moderador e vai ter como oradores Ana Freitas, chefe da Divisão de Relações Internacionais da Autoridade Nacional de Protecção Civil; Vítor Reis
Director da Escola Nacional de Bombeiros; Jorge Marques, do Instituto Nacional de Emergência Médica e Dina Dias, coordenadora da Linha de Emergência Social da Cruz Vermelha Portuguesa.

A “Segurança em Destinos Turísticos Internacionais” é outro dos temas em debate. Está agendado para Sábado, das 10H00 às 13H00, é moderado pelo presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, e conta com as intervenções de Patrícia Pires, chefe da Divisão Riscos e Ordenamento da Autoridade Nacional de Protecção Civil; Mário Oliveira, comandante da Divisão Aeroportuária de Faro da PSP; Major Marco Henriques, comandante do Destacamento Territorial de Albufeira da GNR; Santos Pereira, Capitão do Porto de Portimão; Abel Gomes, 2.º Comandante Distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil e David Thomas, presidente da Safe Communities Portugal.

No mesmo dia, mas à tarde (14H30 às 17H30), tem lugar o seminário “Protecção e Socorro em situações de excepção”, moderado por Vítor Vaz Pinto, comandante Operacional do Algarve da Autoridade Nacional de Proteção Civil. As intervenções ficam a cargo do Subintendente Jorge Carneiro, comandante da Divisão Policial de Portimão da Polícia de Segurança Pública; Tenente Coronel Albino Tavares, comandante do Grupo de Intervenção em Protecção e Socorro da GNR; Subcomissário Fábio Coelho, comandante da Esquadra de Lagos da PSP; João Martins, da Agência Portuguesa do Ambiente; Carlos Craveiro, médico do INEM; Abel Gomes,
2º Comandante Distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil; Comandante Abel Zua Coelho, do Corpo de Bombeiros de Albufeira; Miguel Cruz, adjunto de Operações Nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil e um elemento da Unidade Nacional Contra-Terrorismo da PJ.

Finalmente, no Domingo, das 10H00 às 13H00, fala-se de “Como liderar operacionais em teatros de operações de excepção”. Modera o Coronel Carlos Silva Gomes, comandante do Comando Territorial de Faro da GNR e intervêm Rui Ângelo, coordenador nacional das Equipas de Apoio Psico-social da Autoridade Nacional de Protecção Civil; Abel Gomes, 2.º Comandante Distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil e Vítor Almeida, coordenador da Pós-Graduação em Missões Humanitárias, Catástrofes e Conflitos da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.

Leia também:

Bombeiros ganham 30 mil euros para ajudar nas obras de ampliação do quartel

Tavira quer contratar comandante para os bombeiros

Prémio para bombeiro algarvio

Subscreva a nossa Newsletter 



(Visited 443 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE