Deputado quer mais dinheiro para a Universidade do Algarve
O deputado do PCP eleito pelo Algarve, Paulo Sá, pretende que seja reforçado o financiamento público à Universidade do Algarve.
Numa pergunta endossada ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, aquele parlamentar acusa o Governo PSD/CDS de ter “adoptado uma estratégia deliberada de desresponsabilização do Estado no ensino superior público”. Tal estratégia afectou, de uma forma geral, todos os politécnicos e universidades da rede pública e, em especial, a Universidade do Algarve.
Os cortes levados a cabo, diz Paulo Sá, “criaram uma situação financeira extremamente adversa” à instituição algarvia de ensino superior. As verbas públicas que aquela instituição recebe cobrem, actualmente, “apenas 75% das despesas com o pessoal”. Para responder à situação a universidade “desenvolveu um importante esforço de contenção da despesa e de aumento das receitas próprias, tentando evitar que fossem ainda mais comprometidas a formação inicial e avançada e as actividades de investigação científica, assim como os direitos laborais dos seus funcionários, docentes e não docentees”.
Contudo esse esforço não é suficiente e a solução passa, na sua opinião, pelo reforço do financiamento público.
Leia também:
Silves recebe Congresso de Genealogia
Subscreva a nossa Newsletter