Incêndio em Monchique extinto
Passou o primeiro grande susto do ano, em termos de incêndios. Ao longo da madrugada os bombeiros conseguiram vencer o fogo que lavrava em Monchique desde cerca das 17 horas desta Sexta-feira.
Para combater as chamas foram mobilizados bombeiros de toda a região, chegando a estar no local, de acordo com o site da Protecção Civil, um total de 157 operacionais, apoiados por 49 viaturas terrestres e seis meios aéreos.
Numa primeira fase, o combate por meios terrestres foi muito dificultado pelas condições meteorológicas adversas (temperaturas altas e, sobretudo, vento muito forte) e ausência de acessos às zonas onde o fogo lavrava.
Nessa fase, foram os aviões e helicópteros chamados a intervir que conseguiram conter as chamas e impedir que tomassem proporções mais alarmantes.
Com a chegada de máquinas de arrasto, foi possível ir abrindo acessos até às zonas afectadas. A noite também trouxe condições meteorológicas mais favoráveis à actuação dos bombeiros que acabaram por dominar as chamas.
Nesta altura ainda não são conhecidas as causas do fogo. No entanto, em declarações a vários órgãos de comunicação social, o responsável máximo da Protecção Civil no Algarve, Victor Vaz Pinto, disse que as informações que tinha indicavam que tivessem tido origem junto a uma habitação. Apesar disso, o incêndio apenas consumiu mato e eucaliptos, não tendo dele resultado danos em casas nem vítimas humanas.
Leia também:
Mais de uma centena de bombeiros combatem incêndio em Monchique