Tén àvonde

por Sérgio Brito
Uma das expressões mais características do dialecto Algarvio é o tén àvonde.
Esta expressão, é utilizada em várias situações e no seu conjunto significa “já chega”, “não quero mais” de qualquer coisa, tanto em quantidade material de algo, assim como força de expressão dialética em outras situações onde se quer exprimir quantidade, fartura, abundância, como, por exemplo, “ tén àvonde, não me matraques mais a moina” etc.etc.
Etimologicamente, existem diversos pontos de vista quanto à origem desta expressão, tão comumente ainda utilizada no Algarve.
Não se trata porém de um arabismo, mas sim de um latinismo com origem no verbo “abundare” , o tén àvonde é, assim, um arcaísmo do verbo “abundare”. Uma vez mais, o algarvio na sua enorme capacidade de atribuir diferentes formas fonéticas às palavras e expressões, também se diz “àbonde”.
O professor Estanco Louro, no seu trabalho “ O livro de Alportel- monografia”, onde, pela primeira vez é coligido termos da fala do algarvios, menciona a expressão “ àvonde” mas sem qualquer referência à sua etimologia, já no dicionário do falar algarvio o professor Eduardo Gonçalves, explica-nos a origem deste arcaísmo.

Leia também:
A língua é nossa e é única, não a podemos perder

Subscreva a nossa Newsletter