Temperatura da água do mar em máximos dos últimos 16 anos
Quem tem ido à praia nos últimos meses tem constatado que a temperatura da água do mar tem-se mantido bastante elevada, tornando quase irresistível dar um mergulho. Ou dois. Ou três.
Essa constatação foi, cientificamente, confirmada pelo Instituto Hidrográfico, que registou, ao longo dos meses de Julho e Agosto, um aumento da temperatura do mar à superfície, ao longo da orla costeira do Algarve.
Os dados recolhidos indicam que a temperatura média da água do mar foi de 22.3°C em Julho e de 23.9°C em Agosto.
Estes valores correspondem a um aumento de 2°C e de 2.7ºC relativo às respectivas médias dos últimos 16 anos (2000-2015). O máximo registado este ano foi de 26.5°C no dia 28 Julho, correspondendo a um valor muito próximo do máximo histórico registado em 2010 (26.6ºC).
Esta situação deve-se à persistência pouco habitual do vento de levante (que sopra do quadrante este), durante este meses.
Aquele organismo explica que a acção deste vento sobre a superfície do mar provoca, para além de uma agitação marítima de sudeste, com altura significativa superior a 1 metro, o arrastamento das massas de água à superfície do mar para junto da costa, o que permite o seu aquecimento.
Leia também:
Simulacro de evacuação das ilhas-barreiras
Subscreva a nossa Newsletter