Intervenção em escola custa mais de 4 milhões de euros
A Câmara de Loulé aprovou, na sua sessão do executivo de Quarta-feira, o início do procedimento de concurso público da intervenção na Escola EB 2,3 D. Dinis.
Localizado entre Quarteira e Vilamoura, este estabelecimento de ensino encontra-se em avançado estado de degradação, pelo que, refere a autarquia, em comunicado, “há já alguns anos se tornou imperioso realizar uma intervenção profunda no edifício.”
A empreitada terá um valor mínimo estimado de 4.240.000,00€ e um prazo de execução que poderá variar entre 18 a 24 meses.
O anúncio foi deito pelo presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, no decorrer de um ciclo de visitas a escolas do concelho, para avaliar a forma como o novo ano lectivo está a dar os primeiros passos.
O autarca aproveitou para referir algumas das medidas tomadas pela Câmara Municipal de Loulé ao nível do ensino. Destacou a distribuição gratuita a todas as crianças do 1º Ciclo do ensino público do Concelho dos manuais escolares, cadernos de actividades, livros específicos para as crianças com necessidades educativas especiais e os manuais de inglês.
Neste início do ano lectivo, a autarquia, numa parceria com a Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, ofereceu ainda a todos os alunos do pré-escolar público um livro especialmente concebido para esta faixa etária, com textos da tradição oral algarvia.
Esta iniciativa vai abranger perto de 3000 alunos e significa um investimento de cerca de 180 mil euros.
Uma das novidades neste regresso às aulas foi a distribuição pelos alunos dos jardins-de-infância de um kit de higiene oral, visando, deste modo, “sensibilizar crianças e pais para a importância da escovagem dos dentes.”
O investimento realizado nos transportes escolares (mais de 1,3 milhões de euros), “a permanente melhoria na qualidade da alimentação nos refeitórios das escolas”, a acção social escolar e o programa de ocupação dos tempos livres durante os períodos da Páscoa e do Verão Férias para Todos foram outras das acções referidas.