Regional

Ministro foi a Sagres plantar uma árvore e libertar uma ave

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O ministro do Ambiente e o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente visitaram o Festival do Observação de Aves & Actividades de Natureza, libertam duas aves e plantaram duas árvores.

Os governantes estiveram em Sagres na manhã desta Terça-feira, 4 de Outubro. O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, elogiou a iniciativa, por se tratar de “um projecto que se distingue pela diferença.”

Do mesmo teor foi a intervenção do secretário de Estado José Mendes, que aproveitou para lembrar que fez parte do júri que reconheceu Vila do Bispo como o Município do Ano 2015, exactamente “devido à originalidade deste evento”, algo que diz ter, agora, confirmado mais uma vez. Trata-se de uma forma de “criar uma cadeia de valor completa, uma cadeia de valor sócio-económico e ambiental, que vem revelar o outro Algarve, o que nos parece bastante importante.”

Durante a sua visita ao Forte do Beliche, o ministro do Ambiente libertou uma águia-calçada e o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente uma águia-de-asa-redonda. Duas aves provenientes de cativeiro ilegal, e que, assim, foram devolvidas à Natureza. A meio da manhã participaram num passeio por Sagres, tendo a oportunidade de plantarem, simbolicamente, uma oliveira, um pinheiro e removerem uma espécie invasora, o chorão-das-praias.

O presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, afirmou que “o evento deste ano já superou em vários aspectos os anos anteriores. Este ano tivemos mais 100 actividades que na edição anterior, perfazendo as 300 e muitas esgotaram antes do festival começar. Este ano, o evento dura 6 dias, mais dois do que em 2015 e já foram observadas 110 espécies. Recebemos participantes de mais de 20 nacionalidades. De facto não é qualquer lugar que tem as condições de Sagres para a observação de aves.”

Ao chegar ao local, o ministro tinha à sua espera um grupo de pessoas que protestavam contra a demolição de casas nas ilhas-barreira. João Pedro Matos Fernandes falou com dois dos organizadores da iniciativa, aos quais garantiu que as casas de primeira habitação não irão abaixo.

 Leia também:

Monumento algarvio na lista dos que passam para mãos privadas


Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 140 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE