Exercício internacional de inactivação de explosivos decorre no Algarve
A Ilha da Culatra está a ser palco de um exercício internacional de inactivação de engenhos explosivos, que conta com a participação de cerca de uma centena de militares portugueses e espanhóis.
O exercício, promovido pela Marinha Portuguesa, iniciou-se no dia 17 e desenvolve-se ate esta Sexta-feira, 21 de Outubro.
Os trabalhos contam com a participação de dois destacamentos de mergulhadores sapadores nacionais – o Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº1 (DMS1), especializado em inactivação de engenhos explosivos convencionais e improvisados e o Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº3 (DMS3) especializado na vertente de Guerra de Minas. Ambos os destacamentos nacionais operam embarcados no navio hidrográfico D. Carlos I.
Participa ainda no exercício a Unidade de Mergulhadores (Buceadores) de Contramedidas de Minas (UBMCM) embarcada no navio da Armada Espanhola Las Palmas. Ambos os navios rumaram à área de exercícios da Ilha da Culatra onde anualmente são conduzidos os exercícios e a formação IEE dos mergulhadores nacionais.
As anteriores edições foram realizadas, alternadamente, sob a responsabilidade da Armada Espanhola e da Marinha Norte-americana, sendo conduzidos nas áreas de exercícios dos portos de Cartagena e de Rota.
Leia também:
Detido por roubos fica em prisão preventiva
Subscreva a nossa Newsletter