Mais um incêndio em Monchique

(Notícia em atualização)

20h54 – Não há habitações ardidas, mas apenas alguns barracões, afirmou o comandante Abel Gomes, da Proteção Civil, em conferência de imprensa. O incêndio iniciou-se de “forma explosiva”, o que explica que, apesar do ataque musculado que foi feito, não se tenha até agora conseguido apagá-lo.

Este responsável afirmou, ainda, que 9 pessoas (8 bombeiros e um funcionário de uma agência florestal) receberam assistência médica, mas que isso se deve não a qualquer tipo de ferimento grave, mas “ao esforço despendido no combate e com as elevadas temperaturas que se fazem sentir”, que no teatro de operações têm chegado aos 47º.

O incêndio “mantém duas frentes ativas”, uma das quais se dirige para a localidade de Foz do Carvalhoso. O comandante confessa que “vai ser uma tarefa difícil dominar este incêndio”, mas mostra-se confiante no que está a ser feito para que seja possível apagar as chamas.

Na mesma conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Monchique, Rui André, referiu que a área ardida até ao momento será de cerca de 400 hectares.

De acordo com o site oficial da Proteção Civil, os meios humanos voltaram a ser reforçados, sendo, agora, 477 os operacionais que estão no terreno.

18h35 – Mais um meio aéreo no teatro de operações, sendo, agora, 10, os que dão apoio aos bombeiros.

17h05 – O site oficial da Proteção Civil indica que já se encontram 423 operacionais a combater as chamas.

16h13 – Continua sem fim à vista a vitória sobre o incêndio de Monchique, já ultrapassando as três centenas o número de operacionais envolvidas nas operações, nesta altura.

15h50 – O fogo continua a lavrar com grande intensidade, o que leva a que os responsáveis sintam a necessidade de continuar a aumentar o contingente no local. O número de operacionais que combatem as chamas é impressionante, já chegando aos 270, apoiados por 78 veículos terrestres e por 9 meios aéreos. A circulação na Estrada Nacional 266 foi cortada na zona mais próxima das chamas.

15h14 – A CM TV informa que a povoação de Taipas foi evacuada, por uma questão de precaução, e que já ardeu uma casa.

14h57 – O vento forte que se faz sentir complica o trabalho dos Bombeiros, que continuam a reforçar meios para dar combate a este fogo de grandes dimensões. As operações envolvem já mais de duas centenas de operacionais.

14h44 – Os bombeiros direcionam o máximo de operacionais possíveis para Monchique. Nesta altura já são 190.

14h33 – Um incêndio deflagrou na zona de Perna da Negra, no concelho de Monchique, pelas 13h32 desta sexta-feira, 3 de agosto.

Nesta altura (14h33), as chamas são combatidas por um total de 137 operacionais de várias corporações algarvias, apoiados por 34 viaturas e 9 meios aéreos.

Recorde-se que ontem ocorreu um outro incêndio naquele concelho, que também obrigou à intervenção de mais de uma centena de bombeiros.

Leia também:

Jovem ferido em despiste

58 ofertas de emprego

Detido por tentativa de homicídio

(Visited 1.683 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.