GNR vai ‘atacar’ automobilistas que estacionem nos passeios

pub
pub
pub
pub

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai levar a cabo, na quinta e na sexta-feira (5 e 6 de dezembro), uma operação de trânsito e segurança rodoviária, com especial incidência nos distritos do Porto, Braga, Lisboa, Setúbal e Faro.

Os militares daquela força de segurança vão desenvolver ações de fiscalização e sensibilização especialmente direcionadas para: o estacionamento indevido nos passeios e em outros locais destinados ao trânsito de peões; o estacionamento a menos de 5 metros ou em passagem assinalada para a travessia de peões e não utilização dos sistemas de iluminação e sinalização das viaturas ou que apresentem anomalias.

Também na mira destes militares vai estar quem conduza em excesso de velocidade, sob a influência do álcool ou que utilize o telemóvel enquanto conduz.

A GNR refere, em comunicado, que registou, ao longo deste ano, 3.950 atropelamentos, que provocaram 70 vítimas mortais e 202 feridos graves, o que “representa um aumento de 11% no número de vítimas graves relativamente ao ano anterior, merecendo destaque o facto de 75% das vítimas mortais terem mais de 50 anos”.

Para além disso, “neste período do ano, os atropelamentos assumem uma particular preocupação, devido ao facto do maior volume de tráfego automóvel e pedonal coincidir com o período do anoitecer ou início da noite (17H-20H), contribuindo para este tipo de sinistralidade a visibilidade reduzida, a condução distraída, sob stress ou fadiga, ou ainda o menor cuidado no atravessamento da via por parte dos peões”.

 

LEIA TAMBÉM:

Veja como foi ‘inaugurado’ o Natal em Portimão

31 mortes em acidentes rodoviários

Nove ofertas de emprego público


OS NOSSOS VÍDEOS

(Visited 500 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev