AutarquiasRegional

Câmara de Faro avança com obras na Mata do Liceu e na Alameda João de Deus

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Câmara de Faro decidiu, em reunião do seu executivo, adjudicar as empreitadas de requalificação da Mata do Liceu e da Alameda João de Deus.

Trata-se de um investimento global de cerca de 1,8 milhões de euros, que tem como objetivo requalificar e modernizar estes dois espaços emblemáticos, muito justamente considerados como “pulmões verdes” da cidade, continuando a aposta na recuperação do parque arbóreo do concelho como elemento crucial da sua sustentabilidade ambiental.

A requalificação do velho jardim oitocentista da Alameda João de Deus foi adjudicada à empresa Martins Gago & Filhos, Lda. pelo montante global de 736 mil euros. Com esta intervenção pretende-se melhorar o pavimento e os percursos de circulação pedonal, rearborizar e replantar as espécies em mau estado ou perdidas, melhorar a iluminação, edificar novas casas de banho e áreas de serviço e, entre outros, a montagem de mobiliário urbano mais resistente e esteticamente apelativo. Para além de tudo isto, serão ainda recriados e reapetrechados o parque infantil e o parque geriátrico. Quanto ao atual ringue de patinagem, espera-se que no final assuma a forma de plataforma multifuncional.

No que respeita à Mata do Liceu, a proposta aprovada coube à empresa Arquijardim, S.A, pelo montante um milhão de euros. A intervenção pretende respeitar o desenho existente potenciando a sua diversificação funcional para todas as idades. Compreende a recuperação e plantação de novas árvores e arbustos, a introdução de novos “espaços-âncora”, como a área de Street Workout e o arborismo e a recriação de espaços já existentes, como o parque geriátrico, o parque infantil e o anfiteatro. Para além disto, é objetivo dos trabalhos hierarquizar percursos pedonais, através da criação de um circuito principal amplo, confortável e de grande amplitude visual e de um secundário, semelhante a uma pista de “corta-mato”, destinado à prática de exercício físico.

De referir ainda que ambas as intervenções resultam do estudo de arquitetura paisagista encomendado à Loff – Landscape Office Lda. em 2017 por cerca de 15 mil euros.

LEIA TAMBÉM:

19 ofertas de emprego para câmara algarvia

Covid-19: Mais um caso e quatro recuperações em Portimão

Covid-19: DGS regista mais 21 casos no Algarve

(Visited 310 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE