AutarquiasRegional

Lagoa distinguido com prémio nacional

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Município de Lagoa foi distinguido, pela terceira vez consecutiva, com o Prémio Viver em Igualdade. A entrega do prémio ao presidente da autarquia, Luís Encarnação, vai ter lugar no decorrer de uma cerimónia que se realiza hoje em S. João da Madeira.

O Prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) que pretende distinguir Municípios com boas práticas de integração da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização interna, quer nas atividades para o concelho. 

Lagoa é assim reconhecido pela terceira vez consecutiva como Município alinhado com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual. Esta orientação inscreve-se em três Planos Nacionais de Ação que definem objetivos em matéria de igualdade entre mulheres e homens (IMH), prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica (VMVD) e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais (OIC).

São exemplo de atividades do Município de Lagoa que concorrem para a estratégica de integração da perspetiva de género: o programa da “Semana Municipal para a Igualdade”; a edição de um livro infantil sobre a igualdade, diversidade, empatia e prevenção da violência de autoria de Tânia Paias, integrado nas atividades do Projeto PORTAL Bullying;  a realização de atividades de pintura na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues;  a apresentação de comunicações  de pessoas reconhecidas na área da Igualdade, cidadania e não discriminação (em meios digitais); a realização do “Encontro de participação política e cidadã” com a apresentação dos resultados do Orçamento Participativo 2020 e da plataforma My Polis que fomenta a participação cívica dos jovens.  

O presidente da Câmara, Luís Encarnação diz que “o Município de Lagoa reconhece que a igualdade e a não discriminação de mulheres e homens é uma condição essencial para a construção de um futuro sustentável nas suas três grandes dimensões, a económica, a ambiental e a social.  É por isso uma linha transversal a todas as políticas municipais”.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Mais 5 casos em Portimão

Chuva e vento provocam inundações e queda de árvores

Homem detido por tráfico de droga

(Visited 69 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE