RegionalSociedade

União das Freguesias de Faro coloca cinzeiros em espaços públicos

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A União das Freguesias de Faro está a colocar cinzeiros em alguns pontos da cidade e freguesia de forma a combater e minimizar o número de beatas nas ruas e calçadas da cidade.

O presidente da autarquia, Bruno Laje, justifica a medida pelo facto das “beatas serem um dos principais agentes de sujidade que se pode encontrar nas ruas. Estima-se que em Portugal sejam atiradas para o chão sete mil beatas para o chão por minuto, valores são inaceitáveis para uma sociedade que se quer mais sustentável e amiga do ambiente”.

De acordo com a Sociedade Ponto Verde, as pontas de cigarro podem demorar até 10 anos a decomporem-se e durante esse processo libertam mais de 4 mil substâncias químicas que acabam por contaminar o piso das nossas cidades, solos e águas.

Desde o início de setembro que os cigarros, de acordo com a Lei nº88/2019, estão equiparados a resíduos sólidos urbanos e, por isso, fica proibido o seu “descarte em espaço público”, podendo as coimas chegar aos 250 euros.

Por isso, estes equipamentos agora colocados para além de protegerem o ambiente, vão também sensibilizar os cidadãos para que alterem os seus hábitos e comportamentos evitando que joguem as suas beatas para o chão.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Mais 90 casos e uma morte no Algarve

As obras que a Câmara de Portimão quer fazer em 2021

Covid-19: Há mais casos em Monchique

(Visited 66 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE