Política

Deputado algarvio quer mais informação do Governo sobre o Plano de Vacinação

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O deputado Rui Cristina, eleito pelo PSD no Algarve, em audição conjunta realizada na Assembleia da República, a 27 de janeiro, e na qual intervieram representantes dos técnicos de saúde e gestores hospitalares, questionou o facto de não estarem a ser “cabalmente prestadas pelo Governo ou pela Ministra da Saúde informações sobre o plano de vacinação”.

Entre as informações que considera serem “omissas pelo Governo”, estão os números reais da vacinação dos profissionais do setor privado, no momento em que aumenta o número de doentes transferidos.

“São 15 mil os técnicos de saúde que trabalham no setor privado e alegadamente apenas 570 receberam a vacina e não estará prevista nova calendarização”, denuncia.

Por outro lado, adianta. “os Centros de Saúde e as Unidades de Saúde Familiar não sabem como vão ser vacinados utentes sem médico de família, com mais de 50 anos e com doenças associadas e há dúvidas de como serão contactados mais de um milhão de doentes sem médicos de família”.

Considera, ainda, existirem “dúvidas sobre a vacinação de utentes que não se conseguem deslocar e sobre a capacidade dos profissionais dos cuidados de saúde primários suportarem mais este esforço, com a mesma capacidade de atendimento, mas com muito mais funções atribuídas”.

No que diz respeito à participação dos hospitais privados, “com a brusca escalada de casos positivos da Covid-19, de forma a impedir o colapso eminente do SNS, que se encontra numa situação de pré catástrofe, a questão que se coloca é se foram unicamente as questões financeiras que impediram até aqui, um acordo entre o SNS e o setor privado”.

O parlamentar considera ser “da maior importância ter informação objetiva da situação, tanto dos recursos, quer dos profissionais da saúde, já que a grave situação atual recomenda uma oposição responsável, capaz de fazer parte das soluções”.

LEIA TAMBÉM:

Algarvio que quer pôr os portugueses a poupar água ganha concurso nacional

25 ofertas de emprego

Covid-19: Mais 268 casos e 9 mortes no Algarve

(Visited 68 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE