PCP quer resolução rápido de problema informático no Centro de Saúde de Vila do Bispo

pub
pub

O deputado do PCP João Dias inquiriu a ministra da Saúde sobre o problema que afeta o sistema informático no Centro de Saúde de Vila do Bispo.

De acordo com este eleito, aquela estrutura de saúde está confrontada com dificuldades no seu regular funcionamento desde o dia 2 de dezembro, “altura em que devido a um problema no sistema informático ocorreu uma inoperabilidade impossibilitando o acesso, pelos profissionais de saúde, ao registo clínico dos utentes e, por conseguinte, as consultas agendadas foram canceladas ou adiadas”.

O problema afeta não só a sede do centro de saúde, mas também as extensões de saúde em todo o concelho.

No documento, o deputado acrescenta que chegaram ao Grupo Parlamentar do PCP informações de que “está por resolver um problema informático por falta de uma componente de hardware que necessita de ser adquirida no estrangeiro e, ao que se sabe até à data desconhecem-se as medidas tomadas para responder à situação que ainda permanece”.

Volvidos quase quatro meses desde o surgimento do problema, continua, “é inaceitável e incompreensível que passado tão longo período não tenha sido possível a sua resolução, tanto mais que a sua persistência põe em causa o direito à saúde e à melhoria das condições de vida de todos os habitantes do concelho, explanado no artigo 64.º da Constituição da República Portuguesa”.

Até porque “o problema é reincidente, tendo o mesmo já ocorrido em novembro de 2019, seria de esperar que a sua resolução já tivesse ocorrido ou pelo menos fosse mais célere e não levantasse as dificuldades a que se tem assistido, pondo em causa o acesso à saúde dos utentes e o regular exercício dos profissionais do Centro de Saúde de Vila do Bispo, que, impedidos de  usar em pleno os recursos necessários à prestação de cuidados, enfrentam o descontentamento da população, por uma situação na qual não têm qualquer responsabilidade”.

Em face de tudo isto, aquele deputado pergunta à ministra que conhecimento tem da situação e que medidas vai tomar para que o problema informático seja rapidamente resolvido.

LEIA TAMBÉM:

28 ofertas de emprego

Bombeiros de Portimão apagam fogo em lar

Mulher ferida em acidente

(Visited 89 times, 1 visits today)
pub

pub

pub
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev