Faculdade de Arquitetura vai estudar património arquitetónico de Lagos
A Câmara de Lagos informa ter sido aprovado, na última reunião do seu executivo, um protocolo de colaboração com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, o qual visa o desenvolvimento de projetos e estudos de investigação sobre a conservação e valorização do património arquitetónico do município.
No foco das atenções dos professores e alunos do Curso de Mestrado da referida faculdade vão estar, para já, os conjuntos e sítios junto à muralha poente da cidade de Lagos, bem como o Parque Dr. Júdice Cabral (vulgo “Parque das Freiras”), por se tratar de uma zona de Unidade de Intervenção no âmbito do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.
A autarquia adianta, em comunicado, que “o interesse deste território para o desenvolvimento de projetos académicos resulta do facto de permitir perspetivar intervenções onde se combinam a componente da reabilitação do património, arranjos de espaço público e projetos de arquitetura”.
A Câmara designou um interlocutor que acompanhará as visitas dos alunos e professores a Lagos. Outro dos apoios será a disponibilização de toda a documentação necessária, como bases tipográficas, planos e projetos existentes para o local.
Para Hugo Pereira, presidente da autarquia, “esta é uma oportunidade muito interessante de criar uma ponte que permita colocar os académicos a olhar e a pensar a cidade, com tudo o que isso implica em termos da possibilidade de surgirem propostas mais livres e inovadoras”.
LEIA TAMBÉM:
Chef de restaurantes de luxo faz refeições para a população carenciada
Pandemia faz disparar pedidos de ajuda