Cultura

“Agentes Internos” no Auditório Municipal de Olhão

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

“Agentes Internos”, um projeto de Ana Borralho & João Galante que envolve a população local, será apresentado ao público no próximo dia 5 de junho, às 18h00, no Auditório Municipal de Olhão.

Este será o primeiro espetáculo de 2021 a realizar-se em Olhão no âmbito do Central Artes, que envolve cinco municípios do Algarve Central, numa produção casaBranca. Antes, de 31 de maio a 4 de junho, a população que integrará o espetáculo participa em cinco dias de formação, para além da apresentação a 5 de junho.

No atual momento de crise e de prepotência política e financeira que as sociedades contemporâneas atravessam, Agentes Internos serve para repensar o nosso modo de viver em sociedade. Com enfoque mais aprofundado nas questões da sustentabilidade e alterações climáticas, esta peça quer dar palavras às pessoas para uma reflexão e pensamento sobre as transformações que a sociedade atual vive (num tempo que impõe verdadeiras mudanças). Este espetáculo terá como base um jogo de perguntas, com respostas improvisadas, a partir da experiência de vida de cada participante. Mudar o mundo a partir (da minha família, do meu vizinho, do meu bairro, da minha cidade, do meu país, do meu continente) do meu mundo.

Desde 2002 que Ana Borralho & João Galante trabalham em parceria nos campos da performance-art, dança, teatro, instalação, fotografia, som e vídeo, criando obras transdisciplinares que exploram linguagens híbridas e cruzam léxicos e práticas diferenciadas, das mais afirmadas às mais marginais. O seu trabalho inscreve-se numa atitude e crença de que a arte não deve estar alheada da sociedade, das suas transformações e dos seus problemas, mas deve sim ser activa e transformadora. Uma arte em comunicação direta com o espetador.

Na continuidade deste processo, Agentes Internos inclui também participantes não profissionais, com idade entre os 15 e os 80 anos e prossegue o mesmo processo de investigação patente nos trabalhos anteriores, no sentido de aproximar o espaço artístico ao espaço social. Esta nova criação é uma adaptação da performance Gatilho da Felicidade, dos mesmos autores.

Com conceito, direção artística e desenho de luz de Ana Borralho & João Galante, Agentes Internos é um espetáculo com produção casaBranca, produção e difusão de Andrea Sozzi e produção executiva de Joana Duarte.

O Central Artes, que integra os municípios do Algarve Central – Olhão, Faro, Loulé, Albufeira e Tavira -, resulta de uma candidatura a fundos estruturais do CRESC 2020, programa que pretende promover um desenvolvimento equilibrado, afirmando o Algarve como uma região mais competitiva, resiliente, empreendedora e sustentável, reforçada com base na valorização do conhecimento. O Central Artes enquadra-se na medida 6.3 – Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural e Natural – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais.

O espetáculo, que acontece no dia 5 de junho, no Auditório Municipal de Olhão, terá entrada livre. Serão atribuídos dois bilhetes por pessoa, até ao limite de lugares disponíveis, mediante as regras definidas pela Direção Geral da Saúde.

LEIA TAMBÉM:

Veja onde vai estar a PSP com o radar

As ‘guerras’ antigas do comércio portimonense

Cinco ofertas de emprego público

(Visited 93 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE