As outras iniciativas da associação que inventou a Rota do Petisco

pub

(2ª parte de uma reportagem sobre os 10 anos de existência da Teia D’Impulsos que também está disponível no Portimão Jornal, na sua edição em papel ou online, aqui)

1ª parte disponível aqui.

Para além da Rota do Petisco, outra das iniciativas que contribuiu para que a Teia D’Impulsos se tornasse conhecida foi a Teia D’Ideias. Trata-se de um conjunto de tertúlias temáticas que teve como base a Casa Manuel Teixeira Gomes, mas que passou, também, por outros espaços da cidade, até que a pandemia obrigou a que se tornassem virtuais.

O turismo de cruzeiros, a segurança em Portimão, o empreendedorismo e a revitalização de Portimão foram alguns dos temas tratados.

No que diz respeito a debates e espaço de troca de ideias, há também a destacar, entre 2016 e 2019, a realização das Jornadas do Arade. Foi uma iniciativa em que se promoveu o encontro e o diálogo entre responsáveis políticos, sociais, económicos e culturais dos concelhos da Bacia do Arade.

Diálogo é, de resto, uma das palavras que, segundo o seu presidente, Luís Gonçalves, e o diretor-executivo, Luís Brito, melhor define a filosofia da Teia D’Impulsos. Desde logo, a nível interno, pois são realizadas, de forma regular, reuniões entre toda a equipa, quer para debater e tomar decisões sobre novos projetos, quer para operacionalizar os que já fazem parte do ‘calendário’ anual.

O diálogo envolve também entidades e pessoas externas, de forma a, diz Luís Brito, “ser possível obter sinergias e fazermos autênticos milagres que não seriam possíveis se apenas utilizássemos os nossos próprios meios”.

Organização de Campeonato Mundial é objetivo

Só dessa forma foi possível, por exemplo, desenvolver o projeto Vela Solidária. A ideia surgiu em 2010, ainda antes da formação da associação. Nesse Verão “colaborei com a Câmara nas férias desportivas que possibilitaram que crianças de instituições de apoio social da cidade andassem, pela primeira vez, num barco à vela e todas adoraram”.

No final, “embora satisfeito com a experiência, fiquei com um amargo de boca, pois sabia que, em condições normais, aqueles miúdos muito dificilmente voltariam a ter uma experiência do género”.

Com a constituição da Teia e o apoio do Iate Clube da Marina de Portimão e de diversas empresas e entidades foi, então, possível avançar com a Vela Solidária que tem como uma das suas valências mais importantes a Escola de Vela Adaptada que “possibilita a prática da modalidade a pessoas portadoras de deficiência”.

Na vertente da competição, foram realizados dois Campeonatos Nacionais da modalidade, que correram muito bem e que permitiram à Teia ir mais longe e organizar, em 2019, o Campeonato da Europa de Vela Adaptada.

No próximo ano será responsável pelo 1º Campeonato Ibérico de Vela Adaptada e o objetivo seguinte será organizar um Campeonato Mundial.A vertente solidária da Teia passa por diversas outras iniciativas, como o FICA – Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia, DAFA – Desporto e Atividade Física Acessível; À Bola para Ajudar ou HOPE.

E na calha estão mais iniciativas, especialmente ao nível do apoio às pessoas com deficiência e aos cuidadores informais.

Dinamização do centro da cidade

A Teia D’Impulsos está instalada, desde 2016, no Espaço Raiz, que funciona na antiga Escola Primária da Pedra Mourinha. Para além de ser a sua sede e base logística, “também recebe iniciativas e eventos de entidades parceiras, ao nível do teatro, ballet, yoga, pilates, capoeira, bem como diversas ações de formação e de aconselhamento”, adianta Luís Gonçalves.

É a partir desse espaço que estão a ser preparados novos projetos, como um de dinamização do centro da cidade, que vai ser levado a cabo com a Câmara e diversas outras entidades parceiras.

A associação parece estar em constante ‘desassossego’ e como se não bastassem as muitas áreas a que já está ligada, recentemente também decidiu acrescer uma outra, a ambiental.

Nesse âmbito já foi iniciado um conjunto de ações de limpeza da orla costeira à volta do rio Arade, a que se vão juntar sessões de sensibilização nas escolas e junto de empresas.

LEIA TAMBÉM:

A história da associação que inventou a Rota do Petisco

Banhista em dificuldades

11 detidos em operações de combate ao tráfico de droga

(Visited 137 times, 1 visits today)
pub
pub

pub

pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev